clomifeno funciona ao enganar seu corpo em pensar que não há estrogênio suficiente. O corpo então tenta fazer mais estrogênio , aumentando os níveis de hormônio liberador de gonodotropin (GnRH) . O aumento de GnRH desencadeia a produção de hormônio folículo-estimulante (FSH) eo hormônio luteinizante (LH). Esses hormônios estimulam a liberação de um ovo.
Dosagem
Clomid é geralmente dada em incrementos de 50 mg . Para começar, a mulher toma 50 mg começando no dia 3 ou 5 º dia do seu ciclo , ela vai levá-lo por cinco dias. A ovulação geralmente acontece cerca de uma semana após a última dose , para que o casal é aconselhado a ter relações sexuais todos os dias ou em dias alternados até a ovulação seja confirmada. Se a ovulação não ocorre , o médico pode induzir a menstruação para que o casal pode tentar novamente, desta vez com uma dose mais elevada.
Efeitos colaterais
Devido à a alteração de hormônios , de clomifeno pode causar vários efeitos colaterais que são irritantes , mas não é grave . Estes incluem dores de cabeça, alterações de humor e ondas de calor. Um efeito colateral que possa impedir a fertilidade é a secagem do muco cervical. Desde o estrogênio ajuda a criar muco cervical que é propício para proteger o esperma, o efeito de clomifeno no cérebro (tornando-o pensar que não há estrogênio suficiente ) pode causar secura vaginal. Isto pode ser evitado tomando guaifenesina , um medicamento over-the -counter tosse usado para mucosas finas no peito , como esta também dilui muco cervical . Por fim, o revestimento do útero podem se tornar mais fino quando se utiliza de clomifeno , tornando a implantação menos provável.
Cronograma
clomifeno pode ser usado para seis ciclos antes de passar para outro método para induzir a ovulação , como os injetáveis como Gonal- F ( folitropina alfa) ou Follistim ( folitropina beta) . Muitas mulheres vão responder de alguma forma, no primeiro ciclo, e isso geralmente é indicativo da eficácia dos ciclos futuros .
Riscos
Há dois riscos principais ao usar citrato de clomifeno. A primeira é a hiperestimulação dos ovários , nas quais muitos folículos são produzidos . A outra é a possibilidade de gravidez múltipla , que é um resultado da hiperestimulação , como mais do que um ovo fertilizado pode obter quando isso acontece.
Outras Opções
Alguns médicos são confortáveis prescrição de medicamentos para uso off-label ou tratar outro problema com um medicamento que pode acontecer para ajudar com a ovulação também. Estes incluem metformina ( Glucophage ) , o qual é utilizado para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue para baixo e Femara ( letrozole ) , que é usado para o tratamento de cancro da mama . Estes funcionam de forma semelhante ao clomifeno e têm efeitos colaterais semelhantes , mas não são geralmente prescritos especificamente para induzir a ovulação .