casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

Morreram todos que tiveram peste bubônica antes dos antibióticos?

Não, nem todos que tiveram peste bubônica antes dos antibióticos morreram. Embora a peste bubônica seja uma doença altamente infecciosa e mortal, algumas pessoas conseguiram sobreviver a ela. Na verdade, alguns estudos sugerem que até 30% das pessoas que contraíram a peste bubónica podem ter sobrevivido.

Existem vários fatores que podem ter contribuído para a sobrevivência de uma pessoa à peste bubônica. Estes incluem:

* O sistema imunológico da pessoa: Algumas pessoas podem ter um sistema imunológico mais forte, capaz de combater a infecção.
* A gravidade da infecção: A gravidade da infecção pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem ter tido um caso mais leve da doença com maior probabilidade de sobreviver.
* A disponibilidade de cuidados médicos: Embora os antibióticos não estivessem disponíveis, havia alguns outros tratamentos que poderiam ajudar a melhorar as chances de sobrevivência de uma pessoa. Esses tratamentos incluíam sangria, remédios fitoterápicos e quarentena.

É importante notar que embora algumas pessoas tenham conseguido sobreviver à peste bubônica, ela ainda era uma doença muito mortal. A taxa de mortalidade da peste bubônica é estimada entre 30% e 60%.