casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

Como o mundo pode prevenir 4 tipos de tuberculose?

Prevenir a propagação da tuberculose (TB) requer uma abordagem abrangente centrada na detecção precoce, no tratamento imediato, no controlo da infecção e na abordagem dos factores de risco subjacentes. Aqui estão as principais medidas para prevenir diferentes tipos de TB:

1. TB pulmonar:

- Detecção precoce e tratamento imediato: Diagnosticar e iniciar o tratamento adequado para casos ativos para prevenir a transmissão e o desenvolvimento de resistência aos medicamentos. Implementar um rastreamento eficaz de contatos para identificar e rastrear indivíduos que possam ter sido expostos a uma pessoa infecciosa.

2. TB extrapulmonar:

- Diagnóstico abrangente: Realizar investigações completas, incluindo técnicas de imagem e exames microscópicos de tecidos ou fluidos afetados, para garantir um diagnóstico preciso e tratamento adequado para formas extrapulmonares específicas.

3. Infecção latente por TB (LTBI):

- Testes e tratamento direcionado: Identificar indivíduos com ILTB através de avaliação de risco e testes, especialmente aqueles que estão em contacto próximo com casos activos de TB ou que apresentam factores de risco específicos. Fornecer terapia preventiva adequada para reduzir o risco de desenvolver TB ativa.

4. TB resistente a medicamentos (TB-DR):

- Controle eficaz de infecções: Implementar medidas rigorosas de controle de infecções em ambientes de saúde para prevenir a transmissão e minimizar o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde.
- Estratégia DOTS-Plus: Utilizar a abordagem de tratamento diretamente observado, de curta duração (DOTS-Plus) recomendada pela OMS para TB-DR, garantindo a adesão adequada à medicação e o monitoramento de possíveis efeitos colaterais.
- Pesquisa e desenvolvimento: Apoiar a investigação e o desenvolvimento de novos diagnósticos, medicamentos e vacinas para a TB, a fim de melhorar as abordagens de prevenção e tratamento de estirpes resistentes aos medicamentos.

Além destas medidas específicas, esforços mais amplos devem centrar-se no reforço dos sistemas de saúde, na abordagem dos determinantes sociais da saúde (como a pobreza, a subnutrição e as más condições de vida) e na promoção da sensibilização e educação do público sobre a TB. A colaboração entre governos, profissionais de saúde, investigadores e comunidades é vital para prevenir eficazmente todos os tipos de TB e alcançar os objectivos de controlo e eliminação da TB.