casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas
Quais são os princípios de higiene e controle de infecções?
Princípios de higiene e controle de infecções: 1.
Higiene das mãos :
- A lavagem frequente e adequada das mãos é a forma mais eficaz de prevenir a propagação de infecções.
- Use sabão e água morna, esfregue as mãos por pelo menos 20 segundos, e não se esqueça de limpar as unhas, entre os dedos e o dorso das mãos.
- Quando não houver água e sabão disponíveis, use um desinfetante para as mãos à base de álcool que contenha pelo menos 60% de álcool.
2.
Equipamento de Proteção Individual (EPI) :
- Use EPI apropriados, como luvas, aventais, máscaras e proteção para os olhos, ao manusear materiais potencialmente infecciosos ou ao cuidar de indivíduos com doenças infecciosas.
- O EPI deve ser usado, removido e descartado adequadamente para evitar contaminação.
3.
Precauções padrão :
- As precauções padrão são um conjunto de práticas de controle de infecção que devem ser seguidas por todos os pacientes, independentemente do seu estado infeccioso suspeito ou confirmado.
- Isso inclui higiene adequada das mãos, uso de EPI, higiene respiratória/etiqueta para tosse (cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar) e manuseio seguro de equipamentos e resíduos médicos.
4.
Precauções de isolamento :
- As precauções de isolamento são medidas adicionais que podem ser necessárias para prevenir a propagação de certas doenças infecciosas que podem ser transmitidas através de contacto próximo, gotículas transportadas pelo ar ou contacto com superfícies contaminadas.
- Diferentes tipos de precauções de isolamento incluem precauções de contato, precauções contra gotículas, precauções de transmissão aérea e precauções específicas para doenças específicas.
5.
Limpeza e desinfecção :
- Limpe e desinfete regularmente superfícies de alto contato e equipamentos frequentemente utilizados com desinfetantes apropriados para eliminar microorganismos.
- Siga as instruções do fabricante para o uso e diluição adequados dos desinfetantes.
6.
Manuseio Seguro de Resíduos Médicos :
- Os resíduos médicos devem ser devidamente segregados, recolhidos e eliminados para evitar potencial exposição e contaminação.
- Utilize recipientes apropriados e siga os regulamentos locais de gestão de resíduos.
7.
Práticas de injeção segura :
- Use agulhas, seringas e outros equipamentos de injeção estéreis.
- Descarte os objetos cortantes com segurança em recipientes à prova de perfurações.
- Siga as precauções universais ao manusear sangue e fluidos corporais.
8.
Educação e Treinamento :
- Fornecer treinamento e educação regulares aos profissionais de saúde, pacientes e visitantes sobre práticas de higiene e controle de infecções.
- Promover a sensibilização para os riscos de infecção e para a importância do cumprimento das medidas de controlo de infecção.
9.
Vigilância e Relatórios :
- Monitorar e rastrear as taxas de infecção nas instalações de saúde para detectar surtos e identificar áreas de melhoria.
- Relatar doenças infecciosas conforme exigido pelos regulamentos locais de saúde pública.
10.
Melhoria Contínua da Qualidade :
- Rever e atualizar regularmente as políticas e procedimentos de controlo de infeções com base nas melhores práticas, evidências emergentes e feedback do pessoal.
- Implementar medidas de melhoria da qualidade para melhorar a prevenção e controlo de infecções.
Ao aderir a estes princípios de higiene e controlo de infecções, os profissionais de saúde podem ajudar a prevenir a propagação de infecções e proteger a saúde e a segurança dos pacientes, funcionários e visitantes nos ambientes de saúde.