casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas
Por que não há cura para a raiva?
A raiva é uma infecção viral do sistema nervoso central e, embora não exista uma cura específica, existe uma vacina altamente eficaz que pode prevenir a doença se administrada antes do aparecimento dos sintomas. Assim que os sintomas aparecem, a infecção é quase sempre fatal.
O vírus da raiva é transmitido pela saliva de animais infectados, geralmente por meio de uma mordida. O vírus viaja pelos nervos até o cérebro, onde causa inflamação e danos. Os sintomas iniciais da raiva são semelhantes aos de muitas outras infecções virais, incluindo febre, dor de cabeça e fraqueza muscular. À medida que a doença progride, porém, desenvolvem-se sintomas mais graves, como agitação, alucinações e hidrofobia (medo de água).
A vacina anti-rábica é feita a partir de uma forma enfraquecida do vírus da raiva. Quando a vacina é administrada, o sistema imunológico do corpo produz anticorpos que protegem contra o vírus. Se alguém for exposto ao vírus da raiva após ser vacinado, os anticorpos podem ajudar a prevenir o desenvolvimento da infecção.
A vacina anti-rábica é muito eficaz, mas deve ser administrada antes do aparecimento dos sintomas. Caso alguém seja exposto ao vírus da raiva, deve procurar atendimento médico imediatamente para receber a vacina.