casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas
De onde vêm as novas doenças infecciosas?
As doenças infecciosas podem surgir de diversas fontes, incluindo:
-
Reservatórios animais :Muitas doenças infecciosas têm origem em animais, tais como vírus, bactérias ou parasitas que podem ser transmitidos aos seres humanos através do contacto com animais infectados ou com os seus fluidos corporais. Exemplos de doenças transmitidas por animais incluem gripe, HIV/AIDS, Ebola e raiva.
-
Fontes ambientais :As doenças infecciosas também podem surgir de fontes ambientais, como solo, água ou plantas. Por exemplo, a doença dos legionários é causada por bactérias que crescem em fontes de água, enquanto o tétano é causado por bactérias encontradas no solo e na poeira.
-
Transmissão entre humanos :Algumas doenças infecciosas são transmitidas diretamente de pessoa para pessoa através de contato próximo, como gotículas respiratórias, fluidos corporais ou contato sexual. Os exemplos incluem resfriado comum, gripe, sarampo e infecções sexualmente transmissíveis (IST).
-
Vetores :As doenças infecciosas também podem ser transmitidas por vetores, que são organismos que transportam e transmitem patógenos de um hospedeiro para outro. Mosquitos, carrapatos e pulgas são vetores comuns de doenças como malária, dengue, doença de Lyme e peste.
-
Acidentes de laboratório :Raramente, podem surgir doenças infecciosas devido à libertação acidental ou fuga de agentes patogénicos de laboratórios onde estão a ser estudados ou desenvolvidos para fins de investigação ou vacinas. Os exemplos incluem as origens da pandemia de SARS-CoV-2 (coronavírus) e da gripe H1N1 que foram estudadas por pesquisadores.