casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

Como os patógenos entram no corpo de uma pessoa saudável?

Existem várias rotas pelas quais os patógenos podem entrar no corpo de uma pessoa saudável. Alguns dos mais comuns incluem:

1) Inalação
Os patógenos presentes no ar podem ser inalados para o trato respiratório, onde podem causar infecções como resfriado comum, pneumonia e tuberculose. Gotículas transportadas pelo ar que transportam patógenos podem ser geradas através da tosse, espirro ou conversa.

2) Ingestão
Os patógenos podem entrar no corpo através da boca e do trato digestivo quando alimentos ou água contaminados são consumidos. Esta é uma via comum de infecção para bactérias como Salmonella, E. coli e parasitas como Giardia.

3) Transmissão de contato
Os patógenos podem ser transmitidos através do contato direto com uma pessoa ou animal infectado ou pelo toque em superfícies contaminadas. O contato pele a pele, como apertar as mãos ou tocar o rosto de alguém, pode espalhar patógenos. O contato indireto, como tocar em maçanetas ou superfícies manuseadas por uma pessoa infectada, também pode levar à transmissão.

4) Transmissão Vetorial
Certos patógenos são transportados e transmitidos por vetores, como insetos ou animais. Mosquitos, carrapatos, pulgas e outros artrópodes sugadores de sangue podem transmitir patógenos como malária, dengue, doença de Lyme e encefalite quando se alimentam de humanos.

5) Transmissão sanguínea
Os patógenos também podem ser transmitidos através do contato com sangue infectado ou outros fluidos corporais. Isso pode ocorrer durante procedimentos médicos, transfusões de sangue, compartilhamento de agulhas ou outros apetrechos para uso de drogas, ou através de mordidas de animais infectados.

6) Transmissão sexual
As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são causadas por patógenos que se espalham principalmente por contato sexual, vaginal, anal ou oral. Exemplos de DSTs incluem HIV, vírus herpes simplex, papilomavírus humano (HPV) e gonorreia.

7) Transmissão Congênita
Certos patógenos podem ser transmitidos de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação. Isso pode causar infecções no recém-nascido ou anomalias de desenvolvimento. Exemplos de patógenos que podem ser transmitidos congenitamente incluem o vírus da rubéola, o citomegalovírus (CMV) e o toxoplasma gondii (que causa a toxoplasmose).

8) Transmissão Transplacentária:

Alguns patógenos, como o vírus da rubéola, o citomegalovírus (CMV) e o Toxoplasma gondii (causador da infecção por toxoplasmose) podem atravessar a placenta da mãe para o feto em desenvolvimento durante a gravidez. Isso é conhecido como transmissão transplacentária e pode causar infecções congênitas ou problemas de desenvolvimento do feto.

É importante praticar uma boa higiene, manipulação adequada dos alimentos e sexo seguro para reduzir o risco de entrada de patógenos e infecção em indivíduos saudáveis. A vacinação e as medidas preventivas também podem ajudar a proteger contra patógenos específicos.