casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas
Como você pode prevenir infecções do trato urinário e infecções fúngicas?
Infecções do trato urinário (ITUs) e infecções fúngicas são infecções comuns que podem afetar pessoas de todas as idades. Embora ambos possam ser tratados com antibióticos ou antifúngicos, há algumas coisas que você pode fazer para evitar que ocorram.
Prevenção de ITUs -
Mantenha-se hidratado :Beber bastante água dilui a urina e ajuda a eliminar as bactérias. Procure beber de 8 a 10 copos de água por dia.
-
Limpe da frente para trás :Isso ajuda a evitar que bactérias entrem na uretra, o tubo que transporta a urina para fora do corpo.
-
Esvazie a bexiga com frequência :Não espere até que você esteja estourando para ir. Esvazie a bexiga a cada 3-4 horas, mesmo que não sinta vontade.
-
Evite usar calças justas :Calças justas podem reter a umidade e criar um ambiente quente e úmido, perfeito para o crescimento de bactérias.
-
Pratique sexo seguro :Use preservativos durante o sexo para ajudar a se proteger de bactérias que podem causar ITUs.
-
Converse com seu médico :Se você tiver ITUs recorrentes, converse com seu médico sobre outras maneiras de preveni-las.
Prevenção de infecções fúngicas -
Pratique uma boa higiene :Mantenha a vulva limpa e seca. Evite usar sabonetes ou duchas fortes.
-
Troque tampões e absorventes com frequência :Troque os tampões e absorventes a cada 4-8 horas e não os deixe agir por mais de 8 horas.
-
Evite usar calças justas :Calças justas podem reter a umidade e criar um ambiente quente e úmido, perfeito para o crescimento do fermento.
-
Faça uma dieta saudável :Faça uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais. Evite alimentos ricos em açúcar e fermento.
-
Tome probióticos :Os probióticos são bactérias vivas que podem ajudar a manter a vagina saudável. Você pode encontrar probióticos em iogurte, kefir e outros alimentos fermentados.
-
Converse com seu médico :Se você tiver infecções recorrentes por fungos, converse com seu médico sobre outras maneiras de evitá-las.
Seguindo essas dicas, você pode ajudar a reduzir o risco de infecções do trato urinário e infecções fúngicas.