casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

Como a pasteurização mata microorganismos causadores de doenças?

A pasteurização é um processo de tratamento térmico que mata microorganismos causadores de doenças no leite e outras bebidas, submetendo-os a uma temperatura controlada por um período específico. O processo leva o nome de Louis Pasteur, um cientista francês que o desenvolveu no século XIX.

A pasteurização funciona desnaturando as proteínas e enzimas dos microrganismos, incluindo aqueles que causam doenças como tuberculose, febre tifóide e difteria. Esses microrganismos podem causar doenças ou até a morte se consumidos.

A temperatura específica e a duração da pasteurização variam dependendo do produto a ser tratado. Por exemplo, o leite é tipicamente pasteurizado a uma temperatura de 72°C (161°F) durante 15 segundos ou a 63°C (145°F) durante 30 minutos. Estas condições são suficientes para matar a maioria dos microrganismos causadores de doenças, preservando ao mesmo tempo o sabor e o valor nutricional do leite.

A pasteurização é um processo essencial na produção de leite e outras bebidas seguras e com estabilidade de armazenamento. Contribuiu significativamente para a redução de doenças transmitidas por alimentos e melhorou a saúde pública em todo o mundo.