casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas
O que é febre Q?
A febre Q é uma doença zoonótica bacteriana causada por *Coxiella burnetii*, uma pequena bactéria intracelular obrigatória, Gram-negativa. A doença foi descrita pela primeira vez em Queensland, Austrália, em 1935, e desde então tem sido relatada em muitos países ao redor do mundo.
A febre Q é normalmente transmitida aos humanos através do contato com animais infectados ou seus produtos, como leite cru, placentas ou líquido amniótico. A bactéria também pode ser transmitida através da inalação de partículas aerossolizadas de animais infectados ou de ambientes contaminados.
O período de incubação da febre Q é normalmente de 2 a 3 semanas, mas pode variar de 1 a 6 semanas. Os sintomas da febre Q podem variar de leves a graves e podem incluir:
* Febre
* Dor de cabeça
* Dor muscular
* Fadiga
* Calafrios
* Tosse
* Falta de ar
* Náusea
* Vômito
* Diarréia
Em alguns casos, a febre Q pode causar complicações mais graves, como pneumonia, hepatite, encefalite ou endocardite.
A febre Q é normalmente diagnosticada com base nos sintomas do paciente e em um exame de sangue que detecta anticorpos para *Coxiella burnetii*. O tratamento da febre Q geralmente envolve antibióticos, como doxiciclina ou ciprofloxacina.
A prevenção da febre Q envolve evitar o contato com animais infectados ou seus produtos e tomar precauções para evitar a inalação de partículas aerossolizadas de ambientes contaminados.