casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

Como a peste bubônica é transmitida?

A peste bubônica é transmitida principalmente pela picada de pulgas infectadas. Essas pulgas normalmente adquirem a bactéria da peste, _Yersinia pestis_, de roedores, como ratos, que servem como reservatórios naturais para a bactéria. Quando uma pulga infectada pica um ser humano ou outro hospedeiro suscetível, a bactéria pode entrar na pele e causar infecção.

A peste bubônica é caracterizada pela formação de gânglios linfáticos inchados e sensíveis, conhecidos como bubões, geralmente nas axilas, virilha ou pescoço. Esses bubões são causados ​​pelo acúmulo de fluido infectado, bactérias e células do sistema imunológico no local da picada da pulga.

Embora as picadas de pulgas sejam o principal modo de transmissão, a peste também pode ser transmitida através do contato direto com animais ou humanos infectados, ou através da inalação de gotículas respiratórias contendo a bactéria. No entanto, estas formas de transmissão são menos comuns em comparação com picadas de pulgas.

Para prevenir a transmissão da peste bubónica, é crucial controlar as populações de pulgas e evitar o seu contacto com humanos. Medidas como controle de roedores, saneamento adequado e uso de inseticidas podem ajudar a reduzir o risco de transmissão por pulgas. Além disso, a detecção precoce e o tratamento de indivíduos infectados são essenciais para evitar uma maior propagação da doença.