casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

Como a leishmaniose se espalha?

A leishmaniose é uma doença parasitária transmitida pela picada de flebotomíneos fêmeas infectadas, que são moscas pequenas (2-3 mm) peludas que se alimentam de sangue. Os flebotomíneos são infectados quando se alimentam de uma pessoa ou animal infectado. Quando um mosquito infectado pica uma pessoa, os parasitas (Leishmania spp.) são introduzidos na pele da pessoa. Dentro do hospedeiro humano, os parasitas se multiplicam e se espalham por diferentes partes do corpo, dependendo da espécie de _Leishmania_. As formas mais comuns de leishmaniose são:

1. Leishmaniose cutânea :Esta é a forma mais comum, caracterizada por feridas na pele no local da picada do flebotomíneo. As feridas podem começar como pequenas protuberâncias vermelhas que aumentam gradualmente e desenvolvem uma úlcera central.

2. Leishmaniose mucocutânea :Esta forma afeta a pele e as membranas mucosas, principalmente no nariz, boca e garganta. Pode causar danos graves aos tecidos afetados e levar à incapacidade.

3. Leishmaniose visceral (calazar) :Esta é a forma mais grave de leishmaniose e afeta os órgãos internos, incluindo baço, fígado e medula óssea. Pode causar febre, perda de peso, fraqueza e aumento do baço e do fígado.

A leishmaniose não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa. A transmissão ocorre apenas através da picada de um mosquito infectado.