casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

Quais são as rotas da infecção por MRSA?

Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é uma bactéria que pode causar infecções graves. É transmitido através do contato com pessoas ou objetos infectados.

A forma mais comum de contrair MRSA é através do contato direto com uma pessoa infectada. Isso pode acontecer através do contato pele a pele, como aperto de mão ou abraço, ou através do contato com fluidos corporais de uma pessoa infectada, como sangue, saliva ou urina.

O MRSA também pode ser transmitido através do contato com objetos ou superfícies contaminadas. Isso pode incluir itens como maçanetas, móveis, lençóis, toalhas ou equipamentos médicos.

Em alguns casos, o MRSA pode ser transmitido pelo ar. Isso pode acontecer quando uma pessoa infectada tosse ou espirra e as gotículas contendo a bactéria são inaladas por outra pessoa.

O MRSA pode causar uma variedade de infecções, incluindo infecções de pele, infecções de tecidos moles, infecções ósseas e infecções sanguíneas. Estas infecções podem ser graves e até fatais.

As pessoas com risco aumentado de contrair MRSA incluem:

- Pessoas que estão hospitalizadas
- Pessoas com sistema imunológico enfraquecido
- Pessoas que têm doenças crônicas, como diabetes ou doença renal
- Pessoas que vivem em condições de superlotação
- Pessoas que usam drogas injetáveis

Para ajudar a prevenir o contágio de MRSA, você pode:

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão
- Evite tocar seu rosto com as mãos sujas
- Mantenha cortes e feridas limpos e cobertos
- Evite contato com pessoas infectadas com MRSA
- Limpar e desinfetar superfícies que possam estar contaminadas com MRSA

Se você acha que pode ter MRSA, é importante consultar seu médico imediatamente. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver complicações graves.