casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

O que faz com que um homem contraia uma ITU por e. coli?

Escherichia coli (E. coli) é um tipo de bactéria comumente encontrada no intestino. Nas mulheres, a E. coli pode se espalhar facilmente do ânus para a uretra e a bexiga, causando infecção do trato urinário (ITU). No entanto, nos homens, a anatomia é diferente e as ITUs por E. coli são menos comuns.

Existem alguns fatores de risco que podem aumentar o risco de um homem desenvolver uma ITU por E. coli, incluindo:

* Anormalidades do trato urinário: Homens com certas anormalidades do trato urinário, como uretra estreita ou próstata aumentada, têm maior probabilidade de desenvolver ITUs por E. coli.
* Instrumentação recente do trato urinário: Homens que recentemente tiveram um cateter urinário ou outro instrumento inserido na uretra têm maior probabilidade de desenvolver ITUs por E. coli.
* Diabetes: Homens com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver ITUs por E. coli.
* Imunossupressão: Homens imunossuprimidos, como aqueles com HIV/AIDS ou câncer, têm maior probabilidade de desenvolver ITUs por E. coli.

Se você é homem e apresenta sintomas de ITU, como micção frequente, dor ou queimação ao urinar, ou urina turva ou com mau cheiro, é importante consultar um médico imediatamente. Seu médico pode testar sua urina para ver se você tem uma ITU por E. coli e prescrever antibióticos para tratar a infecção.