casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas
Como os patógenos saem do corpo?
Existem várias maneiras pelas quais os patógenos podem sair do corpo. Aqui estão algumas rotas comuns de excreção de patógenos:
1. Sistema Respiratório:
- Espirros:Patógenos como vírus influenza e bactérias que causam pneumonia podem ser expelidos através da expulsão forçada de ar durante os espirros.
- Tosse:Patógenos respiratórios, como as bactérias que causam tuberculose e tosse convulsa, podem ser transmitidos através da tosse.
2. Sistema Gastrointestinal:
- Fezes:Muitos patógenos gastrointestinais, incluindo bactérias como Salmonella e Escherichia coli (E. coli), são excretados pelas fezes durante a defecação.
- Vômitos:Patógenos causadores de gastroenterites, como norovírus e rotavírus, podem ser expelidos do corpo através do vômito.
3. Sistema Urinário:
- Urina:Certas bactérias, como as que causam infecções do trato urinário (ITU), podem ser eliminadas do corpo através da micção.
4. Pele e Membranas Mucosas:
- Lesões cutâneas:Patógenos que causam infecções cutâneas, como Staphylococcus aureus (a bactéria que causa furúnculos) e infecções fúngicas como micose, podem ser eliminados por lesões cutâneas.
- Membranas mucosas:Alguns patógenos, como Neisseria gonorréia (a bactéria responsável pela gonorréia) e Chlamydia, são transmitidos através do contato sexual e podem sair do corpo através das membranas mucosas na área genital.
5. Sangue:
- Transfusões de sangue:Patógenos, como HIV, vírus da hepatite B e vírus da hepatite C, podem ser transmitidos através de transfusões de sangue se sangue infectado for transfundido.
6. Transmissão Vetorial:
- Picadas de vetores infectados:Certos patógenos são transmitidos através de picadas de insetos ou animais infectados. Por exemplo, os parasitas da malária são transmitidos através de picadas de mosquitos Anopheles fêmeas, enquanto a doença de Lyme é transmitida através de picadas de carraças infectadas.
É importante observar que as rotas específicas de saída do patógeno podem variar dependendo do tipo de patógeno e da natureza da infecção. Alguns patógenos podem ser excretados por múltiplas vias, enquanto outros têm uma via preferencial de transmissão. Compreender as rotas de excreção de patógenos auxilia na elaboração de estratégias para controle e prevenção de infecções.