casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

Que precauções ajudam a minimizar o risco de exposição a patógenos transmitidos pelo sangue?

Várias precauções essenciais podem ajudar significativamente a minimizar o risco de exposição a patógenos transmitidos pelo sangue nos cuidados de saúde e em outros ambientes:

Precauções Universais :
- Sempre trate todo o sangue e fluidos corporais como potencialmente infecciosos . Este princípio é vital e constitui a base das práticas de controlo de infecções. Suponha que todo sangue e fluidos corporais, independentemente de estarem visivelmente contaminados com sangue, podem transmitir patógenos transmitidos pelo sangue.

Equipamento de proteção individual (EPI) :
- Use equipamento de proteção individual (EPI) adequado ao manusear sangue e fluidos corporais. O EPI inclui luvas, aventais, máscaras e proteção para os olhos. Certifique-se de que o EPI esteja em boas condições e se encaixe corretamente.

Higiene das mãos :
- Pratique uma higiene completa e frequente das mãos. Lave as mãos com água e sabão ou use um desinfetante para as mãos à base de álcool, principalmente antes e depois de qualquer contato com o paciente, contato com sangue ou fluidos corporais e após remover as luvas.

Práticas de trabalho seguras :
- Evite o contato com instrumentos ou objetos pontiagudos que possam causar cortes, perfurações ou outros ferimentos. Não reencape as agulhas; em vez disso, use dispositivos de reencape de agulha.

Controles de engenharia :
- Utilize dispositivos e controles de engenharia projetados para minimizar o risco de contato com patógenos transmitidos pelo sangue. Devem estar disponíveis recipientes para objetos cortantes projetados com segurança, sistemas de descarte de objetos cortantes, agulhas autoprotegidas e outros dispositivos de proteção.

Educação e treinamento :
- Treinar e educar regularmente os profissionais de saúde e outras pessoas em risco de exposição sobre patógenos transmitidos pelo sangue e práticas de controle de infecções. Certifique-se de que a equipe esteja ciente dos riscos e conheça os cuidados que deve tomar.

Relatórios e acompanhamento :
- Relate imediatamente qualquer exposição ou lesão potencial envolvendo sangue ou fluidos corporais às autoridades ou supervisores apropriados. Siga os protocolos estabelecidos para profilaxia pós-exposição e acompanhamento médico.

Limpeza e Desinfecção Ambiental :
- Limpe e desinfete imediatamente superfícies e equipamentos que tenham sido potencialmente contaminados com sangue ou fluidos corporais. Use desinfetantes apropriados seguindo as instruções do fabricante.

Descarte adequado de objetos cortantes :
- Use recipientes designados e resistentes a perfurações para descartar objetos cortantes (agulhas, lancetas, cateteres intravenosos, etc.). Nunca descarte objetos cortantes no lixo comum ou deixe-os soltos.

Imunizações :
- Os profissionais de saúde e outras pessoas com alto risco de exposição devem considerar a possibilidade de serem vacinados contra a hepatite B.

Ao seguir rigorosamente estas precauções, os indivíduos podem reduzir significativamente o risco de exposição potencial a agentes patogénicos transmitidos pelo sangue e proteger a sua saúde e segurança nos cuidados de saúde e noutros ambientes.