casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas
Qual é um mecanismo importante que os glóbulos brancos usam para matar bactérias, fungos e outros patógenos invasores?
Um mecanismo importante que os glóbulos brancos usam para matar bactérias, fungos e outros patógenos invasores é chamado de fagocitose. A fagocitose é o processo pelo qual os glóbulos brancos engolem e destroem partículas estranhas, incluindo patógenos. Aqui está uma visão geral do processo de fagocitose:
1. Reconhecimento:Os glóbulos brancos, particularmente neutrófilos e macrófagos, são capazes de reconhecer e ligar-se à superfície dos agentes patogénicos através de receptores nas suas membranas celulares. Esses receptores podem detectar moléculas ou padrões específicos associados a patógenos, como componentes da parede celular bacteriana ou polissacarídeos da parede celular fúngica.
2. Engolimento:Uma vez reconhecido o patógeno, o glóbulo branco estende sua membrana celular ao redor do patógeno, formando um copo fagocitário. As bordas do copo fagocítico então se fundem, encerrando o patógeno dentro de um compartimento ligado à membrana chamado fagossomo.
3. Fusão Fagossomo-Lisossomo:O fagossomo contendo o patógeno engolfado se funde com um lisossomo, que é uma organela ligada à membrana contendo enzimas digestivas e substâncias antimicrobianas. A fusão do fagossomo e do lisossomo resulta na formação de um fagolisossomo.
4. Digestão e morte:Dentro do fagolisossomo, o patógeno é exposto a uma variedade de enzimas digestivas, peptídeos antimicrobianos e espécies reativas de oxigênio (ROS). Essas substâncias trabalham juntas para decompor e destruir o patógeno. Enzimas como proteases, lipases e nucleases degradam as proteínas, lipídios e ácidos nucléicos do patógeno. ROS, como superóxido e peróxido de hidrogênio, podem danificar a membrana celular e o DNA do patógeno.
5. Eliminação:Uma vez que o patógeno é digerido e morto, o material residual restante é expelido dos glóbulos brancos ou degradado ainda mais dentro da célula. Os glóbulos brancos podem então continuar a patrulhar o corpo e procurar outros patógenos para fagocitar e destruir.
A fagocitose é um mecanismo crítico de defesa imunológica, pois permite que os glóbulos brancos eliminem com eficácia bactérias, fungos e outros patógenos que invadem o corpo. Faz parte da resposta imune inata, que fornece proteção imediata contra infecções antes que a resposta imune adaptativa possa montar um ataque imunológico específico contra os patógenos invasores.