casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

Como você pega infecção cruzada?

Há muitas maneiras de contrair infecção cruzada, incluindo:

- Contato direto: É quando você entra em contato direto com uma pessoa ou animal infectado, como tocá-los ou ser mordido ou arranhado por eles.
- Contato indireto: É quando você entra em contato com um objeto ou superfície contaminada com a infecção, como tocar uma maçaneta que foi tocada por uma pessoa infectada.
- Transmissão aérea: É quando você inala gotículas de líquido que contêm a infecção, como quando alguém tosse ou espirra.
- Transmissão alimentar: É quando você come ou bebe alimentos ou água contaminados com a infecção.
- Transmissão pela água: É quando você entra em contato com água contaminada com a infecção, como quando nada em uma piscina contaminada ou bebe água contaminada.

Algumas infecções são transmitidas mais facilmente do que outras. Os seguintes fatores podem aumentar o risco de contrair uma infecção cruzada:

- Seu sistema imunológico: Se o seu sistema imunológico estiver enfraquecido, é mais provável que você adoeça devido a uma infecção.
- O tipo de infecção: Algumas infecções são transmitidas mais facilmente do que outras.
- O meio ambiente: O ambiente pode desempenhar um papel na propagação da infecção. Por exemplo, as infecções podem se espalhar mais facilmente em condições de aglomeração ou insalubres.

Você pode se proteger contra infecções cruzadas tomando as seguintes precauções:

- Lave as mãos com frequência: Esta é a coisa mais importante que você pode fazer para evitar a propagação da infecção. Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, principalmente após tossir, espirrar ou tocar superfícies em locais públicos.
- Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar: Isto ajudará a prevenir a propagação de gotículas que contêm a infecção.
- Evite tocar seu rosto: Seu rosto é um ponto de entrada comum para infecções. Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Mantenha as superfícies limpas: Desinfete superfícies tocadas com frequência, como maçanetas, bancadas e louças sanitárias.
- Cozinhe bem os alimentos: Isso matará qualquer bactéria que possa estar presente nos alimentos.
- Beba apenas água limpa: Certifique-se de beber apenas água de fonte limpa. Se não tiver certeza sobre a qualidade da água, ferva-a antes de beber.
- Seja vacinado: Existem vacinas disponíveis para muitas infecções comuns. Ser vacinado pode ajudar a protegê-lo contra doenças.