casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas
Como a peste bubônica se espalhou?
A peste bubônica, causada pela bactéria *Yersinia pestis*, é transmitida principalmente por pulgas que se alimentaram de roedores infectados. O cenário típico de transmissão é o seguinte:
1. Transmissão de roedores para pulgas :Ratos e outros roedores servem como reservatórios naturais para *Yersinia pestis*. Quando as pulgas se alimentam de um roedor infectado, elas ingerem a bactéria junto com a refeição de sangue.
2. Transmissão de pulgas para humanos :Depois de se alimentarem de um roedor infectado, as próprias pulgas ficam infectadas. Quando posteriormente se alimentam de um hospedeiro humano, podem transmitir a bactéria através de suas mordidas.
3. Transmissão de homem para pulgas :Humanos infectados podem desenvolver bubões, que são gânglios linfáticos inchados. As pulgas que se alimentam desses bubões podem adquirir a bactéria e transmiti-la a outras pessoas de quem se alimentam.
4. Transmissão através de gotículas respiratórias :Em alguns casos, particularmente na forma pneumónica da peste, a transmissão pode ocorrer através de gotículas respiratórias. Isso ocorre quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, liberando no ar gotículas respiratórias contendo *Yersinia pestis*, que podem ser inaladas por outras pessoas.
5. Contato direto com fluidos ou tecidos infectados :A transmissão também pode ocorrer através do contato direto com fluidos ou tecidos corporais infectados, como por meio de mordidas ou arranhões de animais infectados ou do manuseio de carcaças contaminadas.
A peste bubônica se espalha principalmente pela picada de pulgas infectadas, mas também podem ocorrer outros modos de transmissão. Uma vez estabelecida numa população humana, a doença pode espalhar-se rapidamente devido à transmissão eficiente por pulgas vectores e à elevada taxa de mortalidade associada a infecções de peste não tratadas.