casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

O que realmente causou a peste bubônica?

A peste bubônica, também conhecida como Peste Negra, foi causada pela bactéria _Yersinia pestis_.

_Yersinia pestis_ é uma bactéria Gram-negativa em forma de bastonete que é transmitida principalmente por pulgas. As bactérias vivem no intestino das pulgas e, quando as pulgas picam um ser humano, as bactérias são regurgitadas no corpo humano.

Uma vez no corpo humano, a bactéria pode causar uma variedade de sintomas, incluindo febre, calafrios, inchaço dos gânglios linfáticos (bubões) e lesões cutâneas. Em casos graves, a bactéria também pode causar a morte.

Acredita-se que _Yersinia pestis_ tenha se originado na Ásia Central e se espalhado por todo o mundo ao longo de rotas comerciais. O surto mais famoso da peste bubónica ocorreu na Europa no século XIV, onde matou cerca de 75-200 milhões de pessoas. A doença continuou a causar surtos periódicos na Europa e na Ásia até o século XIX.

Hoje, a peste bubônica ainda é uma doença que suscita alguma preocupação, embora seja muito menos comum do que era no passado. A maioria dos casos de peste bubônica ocorre em áreas rurais da África, Ásia e América do Sul. A doença pode ser tratada com antibióticos e o prognóstico geralmente é bom se o tratamento for iniciado precocemente.