casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas
Quais são os tipos de infecções adquiridas em hospitais?
Tipos de infecções adquiridas em hospitais 1.
Infecções de sítio cirúrgico (ISC) As infecções do sítio cirúrgico (ISC) ocorrem após a cirurgia e geralmente envolvem a incisão cirúrgica. Os tipos comuns de SSIs incluem:
- ISC incisional superficial:Afeta apenas a pele e o tecido subcutâneo.
- ISC incisional profunda:estende-se para tecidos mais profundos, como músculos ou órgãos.
- ISC de órgão/espaço:Envolve um órgão ou espaço corporal próximo ao sítio cirúrgico.
2.
Pneumonia A pneumonia adquirida no hospital (HAP) é uma infecção dos pulmões que se desenvolve em pacientes que estão doentes por outros motivos. A PAH pode ser causada por diversas bactérias e está frequentemente associada ao uso de ventiladores mecânicos.
3.
Infecções do Trato Urinário (ITUs) As ITUs adquiridas em hospitais (CAUTIs) ocorrem quando bactérias entram no trato urinário através de dispositivos médicos, como cateteres. As CAUTIs são comuns em pacientes hospitalizados, especialmente aqueles que estão gravemente doentes ou com sistema imunológico enfraquecido.
4.
Infecções da corrente sanguínea (ICS) As infecções da corrente sanguínea (BSIs) ocorrem quando as bactérias entram na corrente sanguínea. As BSIs podem ser causadas por vários microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus. As ICS adquiridas em hospitais são frequentemente associadas ao uso de cateteres intravenosos.
5.
Infecções do trato urinário associadas a cateteres (CAUTIs) As infecções do trato urinário associadas ao cateter (CAUTIs) ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através de um cateter urinário. As CAUTIs são comuns em pacientes hospitalizados que precisam de um cateter para drenar a urina.
6.
Pneumonia Associada ao Ventilador (PAV) A pneumonia associada ao ventilador (PAV) é uma infecção pulmonar que se desenvolve em pacientes que usam ventiladores. A PAV é uma infecção grave que pode causar insuficiência respiratória e morte.
7.
Infecções por Clostridium Difficile (C. diff) C. diff é uma bactéria que pode causar diarreia grave. As infecções hospitalares por C. diff (CDI) são comuns em pacientes que receberam antibióticos ou apresentam outros fatores de risco. O CDI pode ser transmitido através do contato com superfícies ou objetos contaminados.
8.
Infecções por Staphylococcus Aureus Resistentes à Meticilina (MRSA) MRSA é um tipo de bactéria resistente a muitos antibióticos. As infecções por MRSA adquiridas em hospitais (HA-MRSA) podem causar várias infecções, incluindo infecções de pele e tecidos moles, infecções de sítio cirúrgico, pneumonia e infecções da corrente sanguínea. HA-MRSA é uma infecção grave que pode ser difícil de tratar.