Fique longe de pessoas que estão na fase contagiosa da infecção. Os seres humanos são , de longe, os maiores reservatórios de hanseníase e tem sido detectado em apenas três outras espécies: o tatu 9 -unido , chimpanzés e macacos mangabey . Destes, apenas o tatu é encontrado fora zoológicos nos Estados Unidos .
2
Isolar pacientes com hanseníase que ainda são contagiosas. Os contatos pessoais de pacientes com hanseníase multi- bacilar, deve ser examinada em uma base regular. Detecção e tratamento precoce é essencial no controle da disseminação da doença.
3
começar a terapia alerta multi- droga para pacientes com hanseníase. O tratamento com a dapsona e rifampicina reduz muito a viabilidade do Mycobacterium leprae nas três primeiras semanas e os pacientes já não são considerados contagiosos neste momento. Esta terapia de drogas, enquanto uma cura eficaz , não é considerada como uma profilaxia eficaz contra a hanseníase .
4
Continuar o tratamento até que o paciente está completamente curado e não mais uma fonte de infecção da hanseníase . Isso normalmente requer pelo menos seis meses e pode durar por muitos anos. Casos de hanseníase virchowiana podem necessitar de tratamento ao longo da vida .
5
Administrar Bacilo de Calmette -Guerin (BCG) ou outras vacinas hanseníase para um possível aumento na imunidade e ajuda na prevenção. Estas vacinas são raramente usados porque a sua eficácia é questionável e 95 por cento dos seres humanos são naturalmente imunes a lepra.