A prática da tatuagem remonta muitos séculos. Múmias tatuadas foram encontrados que datam até o quarto milênio aC . Nos tempos antigos , uma extensa tatuagem que levou semanas ou meses para ser concluído não era incomum. Essas tatuagens foram lavados com frequência com água salgada e massageou para remover as impurezas nos meses que levou para curar.
Leis prescrever requisitos de higiene para tatuadores não aconteceu até os tempos modernos . Estas leis têm reduzido significativamente as chances de infecção de tatuagens dadas por profissionais . Mas com qualquer tatuagem vem um risco de infecção, e aquelas dadas por artistas não-licenciados são especialmente arriscado.
Tipos
Há dois tipos de infecção pode-se obter a partir de um tatuagem. O tipo mais comum é uma infecção da pele . Isso ocorre quando as bactérias invadem a pele recém- tatuados. Na maioria dos casos, este tipo de infecção é fácil de se livrar, mas pode levar a condições mais graves, como infecção de corrente sanguínea , pneumonia necrotizante ou faciitis se não tratada adequadamente . Doenças transmissíveis pelo sangue são menos comuns , mas mais grave. Algumas doenças transmitidas pelo sangue que podem ser transmitidas por agulhas de tatuagem sujos incluem tétano, tuberculose, hepatite e HIV.
Identificação
Infecções de pele podem não estar prontamente aparente nos primeiros dias depois de fazer uma tatuagem normal, devido à dor e inchaço. Mas se esses sintomas não começam a diminuir após aa dia ou dois , a infecção é uma possibilidade. Se você ver pus ao redor da tatuagem, uma visita ao médico é em ordem.
Sintomas de doenças transmissíveis pelo sangue demorar mais para aparecer . Sinais variam consoante o tipo de infecção, e podem incluir espasmos musculares, tosse crônica , febre, sintomas de gripe , amarelecimento dos olhos ou da pele , perda de apetite e fadiga. Se você notar qualquer coisa fora do normal nas próximas semanas e meses depois de fazer uma tatuagem , discutir com seu médico o mais rapidamente possível.
Prevenção
A melhor forma de reduzir o risco de contrair uma infecção tatuagem é ir a um estúdio de tatuagem respeitável. Verificar o lugar antes de começar sua tatuagem, ter certeza que ele é mantido limpo e sanitário. Pergunte para a prova de licenciamento , e ter certeza de que o artista utiliza novas , agulhas e cápsulas de tinta. Você pode até querer pedir referências.
Você também pode reduzir o risco de infecção , evitando o álcool antes e depois de chegar a sua tatuagem. O álcool enfraquece o sistema imunológico , e também afina o sangue , fazendo você sangrar mais. Esses fatores podem aumentar o risco de infecção, mesmo sob as melhores circunstâncias .
Aviso
Morte de uma infecção tatuagem é raro, mas pode acontecer . Doenças transmissíveis pelo sangue , como HIV e hepatite pode impactar seriamente a sua qualidade de vida, e eles podem , eventualmente, matar você . Mesmo uma infecção da pele aparentemente inofensiva pode em alguns casos ser letal . Há relatos de infecções envolvendo MRSA, uma bactéria resistente a antibióticos , em tatuagens . MRSA foi responsável por mais de 17.000 mortes nos Estados Unidos sozinho , em 2005 .