sintomas da Shigelose são na sua maioria de natureza gastrointestinal . Diarréia , muitas vezes com sangue, é um sintoma marca registrada. A diarreia pode também ser acompanhada por dor abdominal e cólicas e febre . Os sintomas ocorrem cerca de um a três dias após a exposição inicial à bactéria , e resolvem-se cinco a sete dias . Em alguns pacientes, particularmente os muito jovens e idosos, a diarréia pode ser grave o suficiente para exigir a hospitalização . Em crianças com menos de 2 anos de idade , uma febre muito alta pode levar a convulsões. Algumas pessoas , no entanto, não têm quaisquer sintomas em tudo, embora eles ainda são capazes de transmitir a doença.
Complicações
Em casos raros ( cerca de 3 por cento das pessoas infectadas ) , uma infecção S. flexneri pode levar a uma complicação tardia chamada Síndrome de Reiter, que é marcado por dor nas articulações, problemas oculares, como conjuntivite, dor ao urinar e lesões na pele. A artrite é o principal sintoma da doença , e pode ser um episódio isolado ou crónica . Os indivíduos com uma determinada composição genética são mais propensos a contrair a doença .
Diagnóstico
Diagnóstico da Shigelose envolve determinar se a bactéria Shigella é responsável pelos sintomas . Isto é feito com uma série de testes laboratoriais que identificam as bactérias nas fezes da pessoa infectada . Este procedimento também pode isolar a espécie responsável pela infecção, e pode determinar quais os antibióticos que seria melhor para o tratamento.
Tratamento
Shigelose é geralmente tratada com antibióticos , a maioria comumente ampicilina, sulfametoxazol-trimetoprim (conhecido como Bactrim ) ou ciprofloxacina (conhecido como Cipro ) . O curso de tratamento geralmente dura por sete a dez dias , e pode ser complementado com um tratamento de desidratação ou hipotensão , em casos graves . Medicamentos anti-diarreia tais como Imodium não deve ser utilizado , uma vez que pode tornar a doença worse.Some Shigella tornaram-se resistentes aos antibióticos devido ao uso excessivo de antibióticos . Em casos ligeiros ou casos em que um grande número de pessoas tenham sido infectadas , os antibióticos não podem ser utilizados a fim de prevenir a resistência . Os casos não graves de infecção Shigella tendem a esclarecer por conta própria e não podem exigir antibióticos.
Transmissão
Shigella é transmitida através das fezes de uma pessoas infectadas. Devido ao facto de que esta bactéria não precisam de estar presentes em grande número para causar uma infecção , é bastante fácil para transmitir a doença . A maioria dos casos de infecção ocorre como resultado da falta de higiene . As crianças e as crianças que não foram treinados higiênico , bem como seus familiares e companheiros , estão em maior risco por causa dos hábitos de lavagem das mãos inadequadas. Lavar as mãos frequentemente e cuidado é geralmente suficiente para prevenir a infecção, embora ocasionalmente Shigella pode ser comida ou pela água .