Os tipos mais comuns de infecções nosocomiais são infecções do trato urinário (ITU) , pneumonia e infecções no local da incisão cirúrgica. UTIs são causados pelo uso de cateteres durante a internação. Pneumonia é transmitido de pessoa para pessoa e facilitada pela inatividade do paciente, já que o movimento ajuda líquido claro dos pulmões . A principal preocupação com as infecções hospitalares , independentemente do tipo , é que eles tendem a ser resistentes aos antibióticos e causam doença mais grave .
Risco
Os doentes em maior risco de nosocomial infecções são aqueles em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especialmente o neonatal , queimar ou UTI pediátrica . Baixos rácios enfermeiro -paciente e camas abertas também aumentam o risco de uma infecção. Estado geral de saúde do paciente é importante, com pacientes imunodeprimidos ou aqueles já lutando contra uma infecção ativa em maior chance de infecção. Quanto mais tempo um paciente é hospitalizado e quanto mais grave a sua condição , maior o risco de infecção nosocomial.
Transmissão
As infecções nosocomiais são transmitidos sete maneiras . Transmissão direta envolve contato pessoa -a-pessoa . Transmissão indireta ocorre quando um paciente toca uma superfície infectada ou recebe tratamento com equipamento inadequadamente esterilizado. Infecções também estão espalhados por espirros e tosse , que é chamado de transmissão de gotículas. Transmissão aérea baseia-se em movimento de ar para espalhar germes. Comuns os resultados da transmissão do veículo de comida, água ou dispositivos médicos. Quando os resultados de infecção de um inseto ou animal é chamado de transmissão vetorial .
Prevenção /solução
Prevenir infecções hospitalares depende de procedimentos de controle de qualidade rigoroso , que inclui consistente mão - lavagem e usando luvas para ambos os pacientes e os prestadores de cuidados . Avental deve ser utilizado durante procedimentos médicos , uma vez que têm demonstrado reduzir a propagação da infecção . Além disso, serviços de limpeza precisa completamente limpo e higienizar superfícies comuns.
Sintomas
A infecção hospitalar deve ser suspeitada em qualquer altura um doente desenvolver uma febre ou outros sintomas não tipicamente associada com a queixa principal, enquanto sob cuidados médicos . O tipo de tratamento a paciente recebeu uma queixa primária , muitas vezes, apontar para o tipo de infecção nosocomial.