norovírus causam mais casos de gripe de estômago ou gastroenterite em adultos do que qualquer outro vírus , de acordo com Dr. James M. Steckelberg da Clínica Mayo. Se você tiver norovírus, você é contagiosa a partir do momento que você começar a sentir-se mal , até pelo menos três dias depois de se recuperar, o Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias , diz .
Rotavírus
Em crianças, os rotavírus são a causa mais comum de sintomas de gripe estomacal , diz o Dr. Steckelberg . Se você tiver o rotavírus , você é contagiosa por até dois dias antes de você começar a ter sintomas e até 10 dias depois que você se recuperar, de acordo com a Coalizão de Ação de Imunização, que fornece informações sobre doenças imunopreveníveis .
Transmissão
Você pode pegar estes vírus de uma pessoa infectada por meio de contato direto , como beijos ou apertos de mão, ou através da partilha de talheres . Você também pode pegá-los se uma pessoa infectada não lavar as mãos após usar o banheiro e então toca comida que você mais tarde comer ou superfícies que você toca .
Muitos desses vírus são espalhados pela via fecal -oral , ou seja, a matéria fecal fica nas mãos de alguém que usa o banheiro ou muda uma fralda . Essa pessoa, então, toca em algo que outra pessoa toca . A segunda pessoa toca sua boca ou come alimentos com os germes nas mãos e ingere o vírus, então fica doente .
Prevenção
A melhor maneira de evitar contrair a vírus que causam a gripe de estômago é lavar as mãos com frequência , especialmente antes de comer e depois de usar o banheiro. Lavar as mãos interrompe a transmissão pela via fecal -oral.
Além disso, evitar o contato direto com pessoas que você conhece estão doentes, e não comer alimentos preparados por eles. Além disso, evite preparar alimentos para os outros quando você está doente .
Vacinação
A vacina para prevenir a doença por rotavírus em crianças pequenas se tornaram disponíveis de 2006. Uma segunda vacina foi aprovada em 2008 . Lactentes tomar a vacina numa série de doses em ambos 2 , 4 e 6 meses, ou 2 e 4 meses, dependendo da composição da vacina . A Coalizão de Ação de Imunização diz que as crianças com mais de 15 semanas não devem tomar a vacina . Verifique com o pediatra do seu filho sobre se e quando o seu filho deve ser vacinado .