Quando disenteria é causada por uma bactéria , que é referido como a disenteria bacilar e a shigelose . Quando uma ameba é a causa , ele é chamado a disenteria amebiana ou amebíase intestinal. As bactérias que causam disenteria incluir salmonela, E. coli, Campylobacter e Shigella . Disenteria amebiana é causada por um parasita chamado Entamoeba histolytica . O diagnóstico é muitas vezes feito através de uma amostra de fezes .
Infecção
Comer alimentos ou beber água contaminada com bactérias como a salmonela pode levar a disenteria. A infecção também pode se espalhar pelo contato com fezes de uma pessoa infectada . As bactérias podem ser transferidos de uma pessoa para outra através de relações sexuais que inclui o contato anal. Os riscos incluem viajar para países com condições sanitárias precárias e vivendo em condições cantou , como as prisões.
Sintomas
sintomas disenteria amebiana geralmente começam duas a quatro semanas após a exposição . Sintomas disenteria bacilar geralmente aparecem dentro de três dias de exposição. Os sintomas de ambos os tipos de disenteria incluem freqüente, sangue, fezes e cólicas estomacais . As fezes também podem conter pus. Febre, calafrios e fadiga também podem ocorrer. Algumas pessoas também têm náuseas, vômitos e dor de cabeça. As complicações da disenteria incluem desidratação , anemia por perda de sangue e, raramente, abscesso hepático .
Tratamentos
diferentes medicamentos são usados para tratar a disenteria , dependendo se ela é causada por um ameba ou uma bactéria . Os antibióticos tais como azitromicina são utilizados para tratar a desinteria causada por bactérias . Tratamento adicional pode ser necessária para repor os líquidos perdidos . Água ou fluidos de reidratação oral devem ser consumidos com freqüência. Em casos de diarreia grave , em que ocorreu a desidratação , fluidos intravenosos podem precisar de ser administrada por um profissional de cuidados de saúde . Os produtos lácteos pode aumentar a diarréia e devem ser evitados até que os sintomas melhorem.
Prevenção
Para evitar disenteria ao viajar para países com falta de saneamento , beba apenas água engarrafada ou água que foi fervida . Use água mineral ou fervida para escovar os dentes. Não use gelo em bebidas , a menos que ele foi feito a partir de água engarrafada ou purificada. Não coma ou beba produtos lácteos não pasteurizados , como leite e queijo. Não coma vegetais crus em países com uma alta taxa de disenteria.