Quatro tênias diferentes são encontradas em seres humanos. A tênia anã ( Hymenolepis nana ) é a tênia mais comum diagnosticado no mundo e é causada por digerindo matéria fecal contaminada. A tênia do porco ( Taenia solium ) e tênia carne bovina ( Taenia saginata ) resultar de digerir carne de boi ou de porco crua ou contaminados. A ténia porco é responsável pela formação de cistos do parasita , quando se desloca o intestino . A tênia do peixe ( Diphyllobothrium latum ) é o maior , mas menos comum e é causada quando você ingerir peixe cru ou contaminado.
Vida Estágios
infecção por tênia pode acontecer enquanto o parasita é em dois estágios de vida diferentes . Quando você ingere contaminado matéria fecal , a tênia é na sua forma de ovo e vai desenvolver na forma de larvas , enquanto no intestino. Quando ingerido como ovos , os parasitas mais prováveis para penetrar no intestino quando se desenvolve em larvas e viaja através de sua corrente sanguínea , causando cistos em seus tecidos . O desenvolvimento destes cistos é chamada cisticercose . Quando ingerido como larvas , os vermes se tornam adultos e podem permanecer no intestino ou digerir -se através do corpo do hospedeiro.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais comumente passar despercebida com uma infecção por tênia . Quando a infecção é localizada no intestino , os efeitos são geralmente ligeiros - uma dor de estômago , náuseas , perda de apetite , diarréia e perda de peso ou a detecção de vermes nas fezes . Se a infecção é mais grave e que o parasita tenha viajado para fora do intestino e desenvolvido Cisticercose , poderia haver danos internos , juntamente com febre, infecção bacteriana, a perda da visão , dores de cabeça e convulsões.
Prevenção
tênia é facilmente prevenida por nunca comer carne crua ou mal cozida , peixe ou carne de porco. Lave bem as mãos após usar o banheiro e antes e depois de manusear alimentos. Sempre lave produtos antes de comê-lo. Tênia também pode ser transferido de seu animal de estimação , por isso nunca deixe seu cão sem tratamento . Ao viajar, beber apenas água engarrafada ou fervida para diminuir riscos.
Tratamento
A maioria dos casos são facilmente tratados por via oral com medicamentos anti -parasitários , que matam as larvas , e fármacos anti - inflamatórios para reduzir qualquer dilatação provocada por cistos . Embora tendo a prescrição oral, ainda é importante lembrar-se de lavar as mãos para que você não infectar -se com os ovos do parasita . Em casos mais graves , os cistos podem precisar ser removidos por cirurgia.