O rotavírus pertence à família Reoviridae , o rotavírus gênero e rotavírus do grupo. A partir de 2007 , havia cinco espécies conhecidas, de A a E , e duas espécies mais possíveis , F e G. Espécies de A a C são infecciosas para os seres humanos , embora a maioria das infecções humanas são causadas por espécies A.
Estrutura
o rotavírus é um vírus de dupla casca que tem uma forma de roda -como quando visto sob um microscópio eletrônico. É constituída por 85 por cento de proteína e 15 por cento de material genético , o qual é ARN de cadeia dupla , dividido em 11 segmentos e alojado no núcleo do vírus .
Rotavírus é estável até 50 graus Celsius ( 122 graus Fahrenheit ) e 3,0-9,0 pH .
possível infecção em seres humanos
rotavírus é a causa mais comum de gastroenterite , que causa diarréia aguda e vômitos. É transmitida por via oral- fecal , em que os contaminantes de fezes entrar na boca através de lavar as mãos ou outros métodos . O tempo de incubação é de um a três dias após a infecção e casos leves normalmente o seu curso em cinco a oito dias . Rotavirus ataca as paredes intestinais , impedindo a absorção de nutrientes e causando diarreia grave que pode ser fatal se não tratada.
A população de maior risco para a gastroenterite de infecção por rotavírus é as crianças e adolescentes , e uma criança pode ser infectada novamente até cinco vezes por 2 anos de idade . Algumas infecções de rotavírus pode ser assintomática , especialmente se a criança tenha sido infectado antes ou lactante .
Adultos infectados com rotavírus raramente apresenta sintomas .
Potencial de infecção em animais
Várias espécies de animais podem contrair doenças de infecções retrovirais , incluindo vacas, porcos , macacos e ratos. Como nos seres humanos , o rotavírus infecta principalmente animais infantis .
Os cientistas foram capazes de infectar animais com rotavírus de uma espécie diferente em ambientes de laboratório, mas não tem certeza se a contaminação cruzada entre espécies ocorre na natureza.
Tratamento das Infecções por Rotavirus
gastroenterite causada por rotavírus é tratada por aumento da ingestão de líquidos e eletrólitos para repor os líquidos perdidos através da diarréia , por via oral ou intravenosa, dependendo da gravidade do caso. Actualmente , não existe qualquer medicação ou vacina eficaz para tratar ou prevenir infecções por retrovírus . Embora a FDA aprovou uma vacina nos Estados Unidos em 1998 , a organização retirou -o do mercado no ano seguinte , devido a uma alta incidência de bloqueios intestinais como um efeito colateral grave .