Os sintomas mais comuns da mononucleose são febre, dor de garganta com exsudato esbranquiçadas sobre as amígdalas e faringe, e inchaço dos gânglios linfáticos . O inchaço da garganta e dos gânglios linfáticos no pescoço podem ser graves, causando rigidez do pescoço, e dificuldade em respirar e engolir. Isso pode levar à desidratação e à obstrução das vias aéreas potencial . O tratamento para esta doença é de suporte , mas os esteróides são usados às vezes se há um risco de obstrução das vias aéreas por causa do inchaço das amígdalas.
Gastrointestinais Efeitos
Outra de os efeitos comuns da febre glandular é o alargamento do fígado e do baço . Ruptura do baço é uma complicação rara decorrente de trauma direto no baço em um paciente com febre glandular. A ruptura pode resultar em hemorragia interna grave, que pode ser fatal se não controlada.
Hematológicas efeitos
Pacientes com febre glandular irá apresentar um aumento de linfócitos do sangue . Essas células são importantes na luta contra o vírus mentir Ebstein -Barr. O aspecto típico é de linfócitos atípicos . Outros achados incluem sangue anemia , trombocitopenia ( uma diminuição na contagem de plaquetas) e linfo hemophagocytic ( uma síndrome em que os macrófagos , as células que combatem as infecções bacterianas , começam a devorar outras células do sangue) .
Central efeitos no sistema nervoso
febre glandular pode afetar o sistema nervoso central. Ela pode causar meningite , encefalite ( inflamação do cérebro ) e afecta os nervos que enervam os músculos do rosto , dos olhos e do pescoço . Raramente, a infecção pode causar Guillan -Barré síndrome, uma condição de paralisia ascendente bilateral dos músculos nas extremidades .
Aviso
febre glandular tem sido associado com o desenvolvimento de linfoma de Burkitt, um câncer do sistema linfático . Esta associação é observada com mais frequência na África Central. O vírus Ebstein - Barr tem sido associado com o desenvolvimento de outros linfomas em crianças .