Segundo o microbes.historique.net , há mais de 100 cepas da bactéria Salmonella enterica typhi , cada um com propriedades diferentes que causam a febre tifóide.
Transmissão
Salmonella typhi é transmitida por via fecal- oral. É derramado nas fezes de um portador, e é contraída pela ingestão de alimentos ou água contaminados pela bactéria potável.
Sintomas
A febre alta persistente geralmente é o primeiro sintoma , relata o CDC. Outros sintomas incluem dor de cabeça, fraqueza, fadiga , dor de garganta e dor abdominal. Se não for tratada , pode ocorrer febre continuou alta , prisão de ventre ou diarréia severa , perda de peso ou até mesmo delírio.
Tratamento
Os antibióticos são o único método de tratamento para a febre tifóide , diz o CDC. A resistência aos antibióticos , no entanto, está se tornando mais comum.
Prevenção /solução
Prevenir a contaminação fecal de água potável e alimentos --- através da melhoria da higiene, purificação de água e apropriado gestão de resíduos --- é a chave para evitar a infecção . Vacinação tifóide também pode fornecer proteção , diz o CDC.