Quando bactérias infectam o local cirúrgico , o sistema imunológico responde através do envio de glóbulos brancos para o local da infecção . Como as células brancas do sangue lutar contra os organismos invasores , eles liberam substâncias químicas chamadas citocinas, que matam as bactérias . Coincidentemente, as citocinas também destruir as células adjacentes. Que os resultados de destruição em vermelhidão e inchaço.
Febre
As mesmas citocinas que são usados para combater a infecção também desencadear um aumento da temperatura corporal . Febre funciona para combater a infecção uma vez que as bactérias que causam a infecção não é capaz de sobreviver no ambiente de alta temperatura como as proteínas começam a quebrar . Infelizmente , uma febre sustentada podem causar danos em órgãos sensíveis, tais como o cérebro . É por isso que a febre deve ser controlada com medicação.
Exsudato
Algumas infecções podem não resultar em nada mais do que um exsudato ( pus) que sai do o local cirúrgico . O exsudado é composta de proteínas secretadas pelo corpo e as células brancas do sangue e das bactérias . Enquanto alguns escorrendo é normal após a cirurgia , se o exsudato é amarelo ou maus cheiros , deve ser motivo de preocupação.