A coloração de Gram é uma mancha diferencial que divide a maioria das bactérias em dois grupos : gram positivo ( azul ) e gram negativos ( rosa). O slide manchado preparado é examinada ao microscópio para determinar qual grupo a que pertence. A parede celular bacteriana tem uma importância direta, prática no processo de coloração de Gram .
Procedimento
O procedimento de coloração de Gram consiste em quatro manchas ou reagentes. Cristal violeta, a mancha principal roxo é inundado na lâmina de microscópio contendo a amostra . A célula bacteriana é preenchido com o corante púrpura . Em seguida é a , iodo de Gram mordaz que serve para ligar o corante . Em seguida, um reagente de descoloração é adicionado e , dependendo da parede da célula , ou a púrpura será retido ( bactérias gram-positivas ) ou as bactérias irão perder o corante roxo ( bactérias gram negativas ) . Por fim, a safranina para contraste é adicionado e enche as células gram negativos vazias dando-lhes a cor -de-rosa .
Parede Celular
certas propriedades da parede celular de bactérias resultam em diferentes reações de coloração com a técnica de coloração de Gram . A parede celular das bactérias Staphylococcus aureus, como a maioria das bactérias gram-positivas , contêm uma espessa camada de peptidoglicano dando as bactérias a capacidade de reter a mancha principal roxo.
Morfologia
A morfologia de células de Staphylococcus aureus é esférica na aparência . Bactéria esférica são conhecidos como cocos . Com base na forma de todas as espécies de Staphylococcus dividir , eles podem mostrar arranjos muito distintas. Porque Staphylococcus aureus divide em dois dos mais aviões , arranjos de tétrades bacterianas e clusters são característicos.
Final Aspecto
Após a realização de um procedimento de coloração de Gram em uma amostra que contenha Staphylococcus aureus , o slide manchado aparecerá como uma cocos Gram-positivos em tétrades e clusters microscopicamente.