casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças Infecciosas

Peças rotulados de uma tênia

tênias ou cestóides , são planas, parasitas fita-como que são principalmente adquiridos pela ingestão de carne de porco mal cozida ou crua, carne ou peixe. Dependendo da espécie , que podem variar em comprimento de alguns centímetros a até 45 pés. A tênia adulta é dividido em várias seções, cada uma com uma função diferente. Scolex

O escólex é na porção anterior da tênia . Pode ser considerado o cabeça da tênia . O escólex é equipado com ventosas para fixação para os intestinos do animal ou hospedeiro humano .
Rostellum

A coroa do escólex é chamado de rostellum . O rostellum pode ser armado (com acúleos ) ou desarmado ( desprovida de acúleos ) . Os acúleos são também utilizados para a fixação ao hospedeiro.
Estróbilo

O estróbilo é uma cadeia de fita -como de segmentos em desenvolvimento progressivamente chamados proglotes . Separar o escólex do estróbilo é o pescoço .
Proglotes

A maioria da tênia é composta de proglotes . Algumas espécies de tênia pode ter até 3.000 proglotes com um enorme potencial de ovo. Eles desenvolvem progressivamente , imaturo para amadurecer a gravid do pescoço . Cada proglote madura tem a sua própria órgãos reprodutores masculinos e femininos e ramos uterinos que são embalados com óvulos (ovos ), quando maduro.
Cuticle

A cutícula é uma homogênea, revestimento elástico para a tênia. Ele é contínua a partir de um segmento para outro . A tênia absorve alimentos e nutrientes de seu hospedeiro através da cutícula .