A bactéria que causa meningite em recém-nascidos, estreptococos do grupo B , Escherichia coli e Listeria monocytogenes , é tipicamente adquirida no canal de parto . As bactérias que infectam crianças mais velhas , crianças e adultos são Streptococcus pneumoniae e Neisseria meningitidis . Os fatores de risco incluem a viver em um ambiente comunitário , a gravidez , o trabalho com os animais e um sistema imunológico comprometido .
Sintomas
meningite em crianças e adultos provoca febre alta , grave dor de cabeça , vômitos ou náuseas , confusão, convulsões, sonolência, rigidez no pescoço, sensibilidade à luz, erupção cutânea e desinteresse em comer ou beber . Em crianças , os sintomas da meningite são choro constante , sonolência excessiva , má alimentação , protuberância fontenal e corpo ou rigidez de nuca .
Diagnóstico
raios-X e tomografia computadorizada exames podem revelar peito, sinusite ou inflamação crânio, mas a ferramenta de diagnóstico mais conclusivo é uma punção lombar ou punção lombar . Durante a punção lombar , líquido cefalorraquidiano é coletado . O líquido é então analisado para determinar o que bactéria ou vírus está causando a infecção.
Tratamento
Para meningite bacteriana aguda, antibióticos intravenosos são administrados e drenagem de acúmulo de fluido até pode ser necessária. A meningite viral não responde a antibióticos e geralmente é tratada com repouso , líquidos e medicação para dor. No caso da meningite viral causada pelo vírus da herpes , a medicação antiviral pode ser prescrito.
Prevenção
A meningite é uma doença contagiosa e pode ser transmitida através da tosse, espirros , beijando e compartilhar utensílios . Evite o contato com pessoas que estão doentes , lave as mãos com frequência e cobrir a boca eo nariz quando espirrar ou tossir . Imunizações pode prevenir a doença.
Prognóstico
Apesar do tratamento precoce em bebês , cerca de 25 por cento não sobrevivem meningite. Em recém-nascidos que sobrevivem , 15 a 25 por cento desenvolvem cérebro e nervos problemas, tais como hidrocefalia , surdez, paralisia cerebral e retardo mental. Para crianças mais velhas e crianças , de 3 a 20 por cento não sobrevivem . Com tratamento adequado e precoce, a maioria dos casos de meningite resultar em recuperação completa.