A membrana bacteriana fraco da maioria das eubactérias está rodeado por uma parede celular constituída por peptidoglicano , também conhecido como mureina . Peptidoglicano consiste de dois açúcares aminados com uma cadeia de cinco aminoácidos que se estendem a partir de um dos açúcares aminados . Açúcares aminados são os açúcares que têm uma amina substituída por um dos grupos hidroxilo num átomo de carbono . Unidades individuais de peptidoglicano estão ligados entre si em cadeias pela remoção de uma molécula de água a partir dos açúcares aminados , deixando uma ligação chamada de uma ligação glicosídica . Estas correntes são então reticulados por ligações peptídicas entre os aminoácidos que se estendem a partir das cadeias de peptidoglicanos .
Gram
A parede celular bacteriana é muitas vezes um dos primeiros características utilizadas para identificar e classificar bactérias. A coloração de Gram utiliza um corante roxo ( violeta de cristal ou azul de metileno ) , seguido de solução de iodo de Gram para corar as bactérias . As bactérias são então lavados com descolorante ( mistura de etanol e acetona ) e a adição de um corante cor de rosa ( fucsina básica ou safranina ) . Após a coloração de Gram , bactérias Gram - positivas tais como Staphylococcus aureus aparecer roxo como sua parede celular mais espessa mantém a grande molécula formada pelo violeta cristal e iodo . Bactérias Gram-negativas , tais como Escherichia coli parecem rosa como sua parede celular fina retém o corante rosa, mas não o corante roxo.
Coloração ácido-resistente
algumas bactérias de importância médica possuem uma camada de cera sobre sua parede celular que produz um fraco resultado Gram -positivas durante a coloração de Gram . Estas bactérias incluem os membros do gênero Mycobacterium que causam a lepra ea tuberculose . Na mancha rápido - ácido , um corante vermelho ( carbolfuchsin ) é usado para corar as bactérias seguido por uma lavagem de descoloração com uma solução de ácido - álcool e contrastadas com azul de metileno . Bactérias ácido- rápidos aparecem vermelhos em um fundo roxo como eles resistem a descoloração pela solução de álcool-ácido .
Penicilina
Muitos antibióticos foram encontrados e modificados que o ataque síntese da parede celular das bactérias . Entre os mais famosos deles é a penicilina. As bactérias usam enzimas para desvincular as cadeias de peptidoglicano que permitam um crescimento seguinte divisão binária . Estas correntes são então reconectado a cadeias recém-adicionados. Penicilina visa especificamente a enzima que liga as cadeias de volta em conjunto , fazendo com que as bactérias de ruptura a partir da estirpe colocado sobre a sua membrana celular fraco . Uma vez que os humanos e outros eucariontes carecem de uma parede celular de peptidoglicano e as enzimas necessárias para a síntese da parede celular bacteriana , a penicilina tem como alvo a bactéria , ignorando o hospedeiro . No entanto, alguns indivíduos podem desenvolver uma reação alérgica à penicilina , que é potencialmente fatal.
Penicillinase
A penicilina é um composto natural produzido por fungos pertencentes ao gênero Penicillium . Em seguida, é surpreendente que a presença natural de penicilina , resultou na capacidade de certas bactérias para contrariar este composto . Penicilinase é uma enzima que degrada uma característica específica da estrutura de penicilina e compostos intimamente relacionados . Penicilinase é codificada em plasmídeos , pequenos pedaços de ADN que se replicam de forma independente do genoma bacteriano e pode ser transmitida entre as bactérias . Penicilinase produzir linhagens de bactérias causadoras de doenças tornaram-se cada vez mais comum com o uso generalizado e indiscriminado destes antibióticos .
Bactérias sem Peptidoglicana
O gênero Mycoplasma é única entre as bactérias como eles carecem totalmente de uma parede celular . Estas bactérias ultrapassar a fraqueza de uma membrana de célula bacteriana, por incorporação de compostos de esteróis em chamar a sua membrana celular . Curiosamente , as bactérias são incapazes de fabricar os esteróis , em vez da aquisição destes compostos a partir de um organismo hospedeiro . Membros do género Chlamydia também se desviam da norma de peptidoglycan usando proteínas em seu lugar.