Segundo o site brown.edu os primeiros sintomas do rotavírus são febre e vômitos. Depois de alguns dias a diarréia não sanguinolenta desenvolve . Esta é a fase mais perigosa da doença e pode levar à desidratação , possivelmente fatal do paciente.
Tratamento
A desidratação é tratada com fluidos de reidratação , ou, em grave casos , com fluidos intravenosos . Este tratamento é comum em partes do mundo, com um sistema de tratamento médico bem desenvolvido . Nem sempre está disponível em países menos desenvolvidos. Segundo o site mayoclinic.com o rotavírus não responde a antibióticos e vai passar em cerca de oito dias. A reidratação é o único tratamento sugerido.
Reidratação Fluidos
fluidos de reidratação estão disponíveis comercialmente. Elas incluem não só água para hidratar o corpo, mas minerais e eletrólitos que o corpo perde através da diarréia. Home tratamentos incluem uma dieta branda , como biscoitos e torradas acompanhadas de caldos ou refrigerantes claras . Evite alimentos açucarados , produtos lácteos, alimentos picantes, nicotina e álcool. Infecção
Transmissão
rotavírus ocorre depois que o paciente ingere por via oral do vírus que ocorre em material fecal. O vírus é muito activa , a exposição a apenas 10 partículas de vírus pode levar a uma infecção . Lavar as mãos vigorosa , especialmente depois de usar o banheiro , trocar a fralda de uma criança ou entrar em contato com materiais fecais pode reduzir a possibilidade de rotavírus , mas não eliminá-lo.
Vacinas
A Food and Drug Administration aprovou duas vacinas para rotavírus. RotaTeq é administrada em três doses aos 2, 4 e 6 meses. Rotarix é administrado em duas doses antes de a criança atinge a idade de dois anos. Consulte o seu pediatra ou outro profissional de saúde para obter informações e administração das vacinas .