Os anticorpos são produzidos por células imunitárias especializadas conhecidas como linfócitos-B . Estas células tomar inicialmente a residir dentro de ilhas de tecido linfóide em todo o corpo , em que ponto eles são chamados de " ingênuos linfócitos B " . Linfócitos B virgens expressar exclusivamente duas classes de anticorpos : IgM e IgD , abreviação de classe de imunoglobulina M e D , respectivamente. Estes anticorpos ligados à membrana atuam como receptores de antígeno para os linfócitos B virgens .
B- Ativação Linfocítica
Antes de ativação , os linfócitos B virgens permanecer dormente dentro das baço , linfonodos e outros tecidos linfáticos. Este posicionamento estratégico lhes permite banhar-se na drenagem linfática , que constantemente filtra para o tecido linfóide da periferia . O sistema imunológico é organizado desta forma para aumentar a concentração de antígenos de livre flutuação em contato com linfócitos B estacionárias , aumentando assim a sua probabilidade de reconhecimento do antígeno e ativação subseqüente. O primeiro sinal necessário para a ativação de linfócitos ocorre quando antígenos entram em contato com os receptores IgM e IgD sobre os linfócitos B virgens .
Estrutura do anticorpo
apesar variação significativa nos antigénios reconhecidos por diferentes classes de imunoglobulinas , todos os anticorpos partilham duas características básicas : uma região constante e uma região variável . A região constante , similar em todos os anticorpos , é composto de uma molécula conhecida como a " cadeia pesada ", que toma a forma de um Y. A tipo de cadeia pesada determina a classe de anticorpos da imunoglobulina . A região variável , sobreposta à da cadeia pesada , tem a forma de uma forma de V e conhecida como a " cadeia leve ". A seqüência da região variável determina a quais antígenos as amarras de anticorpos.
Função
Diferentes classes de anticorpos realizar funções imunológicas específicas e sua produção varia de acordo. Por exemplo , IgG , o anticorpo mais comum em circulação, é particularmente adepto de atacar os vírus extracelulares e marcação patógenos para eliminação pelos fagócitos : células do sistema imunológico capaz de engolindo e destruindo micróbios estrangeiros. Anticorpos IgM concentrar principalmente antígenos para a eliminação. IgA estão presentes em secreções corporais , incluindo saliva, lágrimas , suor e leite , eles são críticos para controlar o crescimento excessivo e colonização do trato gastrointestinal por microorganismos. IgE e IgD são as duas classes de anticorpos finais, responsáveis por iniciar as reações alérgicas e ativando ingênuos linfócitos B , respectivamente.
Classe Switching
O processo de classe comutação permite que os linfócitos B a produzir a classe de anticorpos que destroem o agente patogénico invasor mais eficientemente . Por exemplo , os anticorpos IgG são os mais adequados para a marcação de bactérias invasoras para a destruição pelos fagócitos . Este processo de revestimento com o agente patogénico de anticorpos IgG para facilitar a sua taxa de destruição , conhecido como opsonização , aumenta significativamente a capacidade do sistema imunitário para controlar e eliminar um micróbio . Classe comutação ocorre alterando a molécula da cadeia pesada do anticorpo , um processo controlado por um tipo de células importantes do sistema imune inato : as células T auxiliares . A interface entre o sistema imune inato e adaptativo reside na mudança de classe , as células T auxiliares libertarem substâncias que aumentam a eficiência e especificidade da opsonização e destruição por anticorpos . Como os linfócitos B activadas proliferam em resposta a estimulação por antigénio , o processo de mudança de classe permite a descendência para produzir a classe de anticorpo mais adequadamente adaptada para a eliminação pelo antigénio .