O sistema imunológico produz substâncias chamadas anticorpos que ajudam a proteger o corpo de infecções . Os anticorpos são proteínas que se encontram no sangue , que reconhecem as substâncias estranhas , chamados antigénios , na superfície de bactérias , vírus e outras células . Ao ligar -se a antígenos , anticorpos neutralizar invasores e marcá-las para destruição por outras partes do sistema imunológico. Um anticorpo específico é produzido para cada antigénio os encontros corporais . A presença de anticorpos no sangue indica a exposição prévia a antigénios específicos . Testes qualitativos detectar a presença de anticorpos para um antigénio particular . Testes quantitativos medir o seu valor .
Estreptolisina O
estreptolisina O é um dos muitos antígenos produzidos por S. pyogenes . Ela é inativada por oxigênio atmosférico , daí a letra "O " em seu nome . A proteína tóxica destrói as células dentro do corpo através da ruptura das membranas que mantêm as células intactas . O sistema imunitário responde produzindo anticorpos anti - S estreptolisina para neutralizar acção destrutiva da toxina . Quantitative ASO testa medir os níveis de anti- estreptolisina O de anticorpos no sangue.
Métodos
Os cientistas medem ASO misturando partículas revestidas de S estreptomicina comercialmente preparados com o soro . Se ASO estão presentes, eles se ligam às partículas e aglomerados de formulário que vai espalhar luz e nuvem da amostra. Quantidade do anticorpo é determinada medindo ou a intensidade de dispersão da luz , uma técnica conhecida como a nefelometria , ou o grau de turvação, um método conhecido como turbidimetria . Ambos os métodos de determinar quantidades de anticorpos , comparando amostras de pacientes com padrões de concentração de anticorpos conhecidos.
Significado Clínico
S. infecções pyogenes são problemáticas , porque eles podem ser seguidos por complicações graves , ou sequelas . A latência, um período de tempo após a infecção durante o qual o paciente está assintomático , precede as complicações. A febre reumática é uma possível sequela de infecções na garganta e pode resultar em danos na válvula cardíaca permanente. O período de latência para a febre reumática é de aproximadamente 20 dias. Glomerulonefrite pode seguir infecções da garganta ou da pele após um período de latência de 10 dias . A condição provoca danos nos rins quando os complexos de antigénio- anticorpo acumular-se nos vasos de filtragem de sangue nos rins , chamado glomérulos . Quando um paciente apresenta sintomas de febre reumática ou glomerulonefrite após uma dor de garganta ou infecção de pele , exames ASO confirmar a infecção estreptocócica anterior.