casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário
O que acontece com um complexo antígeno-anticorpo?
Um complexo antígeno-anticorpo pode passar por vários processos diferentes dependendo do contexto específico e da resposta imune:
Neutralização:Em muitos casos, a formação de um complexo antígeno-anticorpo leva à neutralização do antígeno. Isto significa que o antigénio é impedido de exercer os seus efeitos nocivos. Por exemplo, no caso de infecções bacterianas ou virais, os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico podem ligar-se aos antígenos na superfície dos patógenos, impedindo-os de infectar as células.
Opsonização:Opsonização é o processo pelo qual os antígenos são revestidos com anticorpos para aumentar seu reconhecimento e fagocitose por células fagocíticas, como macrófagos e neutrófilos. Quando os anticorpos se ligam aos antígenos, eles atuam como um sinal para as células fagocíticas, facilitando o envolvimento e a destruição dos complexos antígeno-anticorpo.
Ativação do complemento:A ligação de anticorpos a antígenos pode ativar o sistema complemento, que é um grupo de proteínas que trabalham juntas para melhorar a resposta imunológica. A ativação do complemento pode levar à formação de complexos de ataque à membrana (MAC) que criam poros nas membranas das células-alvo, causando lise e destruição celular.
Citotoxicidade mediada por células dependente de anticorpos (ADCC):Alguns anticorpos podem desencadear diretamente a morte de células-alvo através de ADCC. Este processo envolve a ligação de anticorpos a antígenos na superfície da célula alvo, seguida pelo recrutamento de células efetoras, como células natural killer (NK) ou macrófagos. Estas células efectoras reconhecem então os anticorpos e libertam moléculas citotóxicas que levam à destruição da célula alvo.
Formação de complexos imunológicos:Em alguns casos, os complexos antígeno-anticorpo podem formar complexos solúveis que circulam na corrente sanguínea. Esses complexos imunes podem ser depositados em vários tecidos, levando a doenças ou inflamações mediadas por complexos imunes, se não forem eliminados de forma eficiente pelo sistema imunológico.
É importante notar que o destino exato de um complexo antígeno-anticorpo depende de fatores como o tipo de antígeno, a classe e a especificidade dos anticorpos envolvidos e a resposta imunológica geral do indivíduo.