casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário
Quais são os exames laboratoriais para inflamação?
Exames laboratoriais para inflamação pode ser usado para:
* Diagnosticar doenças inflamatórias
* Monitorar a gravidade das doenças inflamatórias
* Avaliar a eficácia do tratamento para doenças inflamatórias
Alguns dos testes laboratoriais mais comuns para inflamação incluem:
*
Proteína C reativa (PCR) :A PCR é uma proteína produzida pelo fígado em resposta à inflamação. Os níveis de PCR podem aumentar algumas horas após o início da inflamação e permanecer elevados por vários dias.
*
Taxa de hemossedimentação (VHS) :A VHS é uma medida da rapidez com que os glóbulos vermelhos se depositam no fundo de um tubo de ensaio. A VHS pode estar elevada na inflamação devido a um aumento no número de proteínas inflamatórias no sangue.
*
Contagem de glóbulos brancos (leucócitos) :A contagem de leucócitos é uma medida do número de glóbulos brancos no sangue. Os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico e seu número pode aumentar em resposta à inflamação.
*
Interleucinas: As interleucinas são proteínas produzidas pelos glóbulos brancos e outras células em resposta à inflamação. Os níveis de interleucina podem estar elevados na inflamação.
*
Fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa): O TNF-alfa é uma proteína produzida por macrófagos e outras células em resposta à inflamação. Os níveis de TNF-alfa podem estar elevados na inflamação.
Outros testes laboratoriais que podem ser usados para diagnosticar ou monitorar doenças inflamatórias incluem:
*
Hemocultura: Uma hemocultura pode ser usada para identificar bactérias ou fungos que estão causando inflamação.
*
Urinálise: Um exame de urina pode ser usado para detectar sinais de inflamação no trato urinário.
*
Teste de sangue oculto nas fezes: Um exame de sangue oculto nas fezes pode ser usado para detectar sangue nas fezes, o que pode ser um sinal de inflamação no trato gastrointestinal.
*
Estudos de imagem: Estudos de imagem, como raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética, podem ser usados para visualizar a inflamação e avaliar a extensão do dano tecidual.
Os exames laboratoriais específicos solicitados para um paciente dependerão da causa suspeita da inflamação e dos sintomas do paciente.