casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário
Leishmaniose? - Respostas
A leishmaniose é um grupo de doenças causadas por protozoários parasitas do gênero Leishmania. Esses parasitas são transmitidos aos humanos e outros animais pela picada de fêmeas de flebótomos infectados.
Existem três apresentações clínicas principais da leishmaniose:
1. A leishmaniose visceral (LV) é a forma mais grave da doença, caracterizada por febre, perda de peso, anemia e esplenomegalia. Muitas vezes é fatal se não for tratado.
2. A leishmaniose cutânea (LC) é caracterizada por lesões cutâneas que podem variar desde úlceras autocuráveis até nódulos e placas desfigurantes.
3. A leishmaniose mucocutânea (LCM) é a forma mais grave de leishmaniose cutânea, caracterizada pela destruição do tecido mucoso do nariz, boca e faringe.
A leishmaniose é um problema de saúde pública em muitas partes do mundo, com uma estimativa de 1,3 milhões de novos casos de LV a cada ano. É mais comum nos trópicos e subtrópicos, particularmente na América do Sul, África Oriental e Sudeste Asiático.
O diagnóstico da leishmaniose geralmente é feito por exame microscópico de esfregaços de tecidos ou culturas. O tratamento normalmente envolve o uso de antimoniais pentavalentes, como estibogluconato de sódio ou paromomicina.
A prevenção da leishmaniose envolve evitar picadas de mosquitos-pólvora, como usar calças e mangas compridas, usar repelente de insetos e dormir sob redes mosquiteiras.