casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário

Que doenças estão sendo tratadas com anticorpos monoclonais?

Os anticorpos monoclonais são utilizados no tratamento de uma ampla gama de doenças, incluindo:

Câncer: Os anticorpos monoclonais são usados ​​para tratar vários tipos de câncer, incluindo linfoma não-Hodgkin, leucemia, câncer colorretal, câncer de mama e câncer de pulmão. Eles atuam visando proteínas específicas na superfície das células cancerígenas e bloqueando seu crescimento ou ativando o sistema imunológico para atacá-las.

Doenças inflamatórias: Os anticorpos monoclonais são usados ​​para tratar doenças inflamatórias, como artrite reumatóide, doença de Crohn, colite ulcerosa e psoríase. Eles atuam visando proteínas específicas envolvidas no processo inflamatório e bloqueando sua atividade, reduzindo assim a inflamação e os sintomas da doença.

Doenças autoimunes: Os anticorpos monoclonais são usados ​​para tratar doenças autoimunes nas quais o sistema imunológico ataca erroneamente os próprios tecidos do corpo. Exemplos incluem esclerose múltipla, psoríase e trombocitopenia imunológica. Os anticorpos monoclonais atuam visando e neutralizando células ou moléculas imunológicas específicas envolvidas no processo da doença.

Infecções: Os anticorpos monoclonais são usados ​​para prevenir ou tratar certas infecções virais e bacterianas. Por exemplo, são usados ​​para prevenir a infecção por citomegalovírus (CMV) em pacientes transplantados e para tratar casos graves de COVID-19. Os anticorpos monoclonais atuam neutralizando o patógeno, impedindo-o de infectar as células ou bloqueando sua replicação.

É importante observar que o anticorpo monoclonal específico utilizado para o tratamento depende da doença alvo. Os anticorpos monoclonais estão sendo continuamente desenvolvidos e estudados para uso no tratamento de uma variedade de doenças e condições.