casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário
A mononucleose ocorre mais do que qualquer outra doença transmissível?
A mononucleose, também conhecida como mono, é uma doença infecciosa comum causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Embora seja uma condição relativamente prevalente, não é exato dizer que ocorre com mais frequência do que qualquer outra doença transmissível. Existem muitas outras doenças transmissíveis que apresentam taxas de incidência mais elevadas e são consideradas mais difundidas.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a taxa de incidência de mononucleose infecciosa é estimada entre 0,5 e 1,5 casos por 1.000 pessoas anualmente. Isto significa que embora a mononucleose não seja incomum, existem outras doenças transmissíveis com taxas de incidência significativamente mais elevadas.
Por exemplo, a constipação comum, causada por vários vírus respiratórios, é uma das doenças transmissíveis mais prevalentes em todo o mundo, com milhões de casos ocorrendo todos os anos. Da mesma forma, a gripe (gripe), causada por vírus influenza, também afecta milhões de pessoas anualmente e pode levar a epidemias sazonais. O sarampo, a papeira e a rubéola (MMR) são outras doenças virais altamente contagiosas que causaram grandes surtos no passado, embora os esforços de vacinação tenham reduzido significativamente a sua incidência.
Além disso, infecções bacterianas como pneumonia, tuberculose e doenças diarreicas causadas por patógenos como bactérias, vírus e parasitas têm um impacto global muito maior e taxas de incidência mais elevadas em comparação com a mononucleose.
Portanto, embora a mononucleose seja uma condição prevalente, não é exato afirmar que ocorre mais do que qualquer outra doença transmissível. Existem muitas outras doenças transmissíveis que são mais difundidas e têm maior impacto na saúde pública à escala global.