casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário

Quais partes de uma molécula de anticorpo são diferentes para o anticorpo IgG e para o IgM que ataca o mesmo antígeno?

As regiões variáveis ​​das cadeias leves e pesadas são diferentes entre os anticorpos IgG e IgM que têm como alvo o mesmo antígeno. Estas regiões variáveis ​​são responsáveis ​​pela ligação ao antigénio, e as diferenças nas suas sequências de aminoácidos permitem que cada tipo de anticorpo se ligue a um epítopo diferente no antigénio.

Além disso, as regiões constantes das cadeias pesadas são diferentes entre os anticorpos IgG e IgM. Estas regiões constantes são responsáveis ​​pelas funções efectoras dos anticorpos, tais como a ligação a proteínas do complemento ou receptores Fc nas células imunitárias. As diferenças nas regiões constantes dos anticorpos IgG e IgM permitem que eles tenham diferentes funções efetoras.

Por exemplo, os anticorpos IgG podem ligar-se a proteínas do complemento e ativar a cascata do complemento, o que leva à destruição das células-alvo. Os anticorpos IgM não se podem ligar às proteínas do complemento, mas podem ligar-se aos receptores Fc nas células imunitárias e ativá-los, levando à libertação de mediadores inflamatórios.