casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário

Um anticorpo pode penetrar na célula hospedeira para se ligar ao antígeno intracelular?

Os anticorpos são proteínas que fazem parte do sistema imunológico que ajudam a identificar e destruir substâncias estranhas no corpo. Os anticorpos podem ser produzidos em resposta a uma molécula ou antígeno estranho. Quando um anticorpo se liga a um antígeno, ele marca o antígeno para destruição pelo sistema imunológico.

Normalmente, os anticorpos não penetram na célula hospedeira para se ligarem aos antígenos intracelulares. Isto ocorre porque os anticorpos são demasiado grandes para passar através da membrana celular, que é uma barreira seletivamente permeável. Os anticorpos só podem ligar antígenos na superfície celular da célula hospedeira ou no espaço extracelular. No entanto, existem algumas exceções a esta regra.

Por exemplo, alguns anticorpos, como o anticorpo anti-HIV, podem entrar na célula hospedeira ligando-se a um receptor específico na superfície celular e depois sendo transportados para dentro da célula. Uma vez dentro da célula, o anticorpo pode ligar-se a antígenos intracelulares e ajudar a destruir as células infectadas. Além disso, em certos casos, os anticorpos podem ser internalizados pelas células através de mecanismos como endocitose ou fagocitose, permitindo-lhes acessar antígenos intracelulares.

Além disso, alguns anticorpos também podem se ligar a antígenos liberados pela célula hospedeira, como aqueles liberados por exocitose ou morte celular. Neste caso, o anticorpo pode ligar-se ao antígeno no espaço extracelular e ajudar a destruir a célula infectada.