casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário

O que toda resposta imunológica adquirida ajuda a lhe dar o quê?

Respostas imunológicas adquiridas , que incluem ambos humorais e mediado por células respostas, fornecem aos indivíduos proteção específica e duradoura contra patógenos. Essas respostas ajudam a fornecer a você:

1. Especificidade: O sistema imunológico adquirido pode reconhecer e atingir patógenos específicos, como bactérias, vírus ou outros agentes estranhos, distinguindo-os das próprias células do corpo. Esta especificidade é alcançada através da produção de anticorpos e células T altamente diversos, cada um capaz de se ligar a antígenos específicos (moléculas na superfície de patógenos).


2. Diversidade: O sistema imunológico adquirido possui um vasto repertório de células e moléculas imunes, permitindo-lhe responder a uma ampla gama de patógenos. Esta diversidade é gerada através de mecanismos de recombinação genética que criam um grande conjunto de diferentes anticorpos e células T, garantindo que existam células capazes de reconhecer e eliminar um amplo espectro de antígenos.


3. Memória: Depois que o corpo é exposto a um patógeno e desenvolve uma resposta imune adaptativa, ele retém uma “memória” do encontro. As células B de memória e as células T de memória permanecem no corpo após uma infecção e rapidamente montam uma resposta robusta se o mesmo patógeno for encontrado novamente no futuro. Isto permite uma resposta imunológica mais rápida e eficiente, levando à proteção contra reinfecção ou doença grave.


4. Memória imunológica: A capacidade do sistema imunológico adaptativo de lembrar infecções ou vacinações passadas e montar uma resposta rápida e melhorada após exposição subsequente ao mesmo antígeno é conhecida como memória imunológica. Esta resposta de memória é mediada por células B de memória e células T de memória, que são geradas durante a resposta imune primária e persistem no corpo por períodos prolongados. Após a reexposição ao antígeno, as células de memória podem proliferar rapidamente e diferenciar-se em células efetoras, proporcionando uma resposta imune mais vigorosa e direcionada, muitas vezes levando à prevenção ou à rápida eliminação da infecção.

Em resumo, a resposta imune adquirida dota os indivíduos de especificidade, diversidade, memória e memória imunológica, permitindo-lhes reconhecer e combater eficazmente patógenos específicos e fornecer proteção a longo prazo contra infecções.