casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário

Como o sistema imunológico responde aos produtos químicos na superfície de um organismo invasor?

O sistema imunológico possui vários mecanismos para responder a produtos químicos na superfície de organismos invasores. Aqui está uma visão geral de como o sistema imunológico pode reconhecer e montar uma resposta contra componentes químicos ou antígenos presentes na superfície dos patógenos:

1. Reconhecimento de antígeno :

- Células imunológicas especializadas, como células B e células T, possuem receptores que podem se ligar a antígenos específicos ou marcadores químicos na superfície de organismos invasores.

2. Resposta da célula B :

- As células B produzem anticorpos, que são proteínas que podem se ligar especificamente ao antígeno. Os anticorpos neutralizam as toxinas, ajudam na remoção de patógenos e os marcam para destruição por outras células do sistema imunológico.

3. Resposta das células T :

- As células T auxiliares reconhecem e se ligam aos antígenos apresentados pelas células apresentadoras de antígenos (APCs). Quando ativadas, as células T auxiliares liberam sinais químicos chamados citocinas, que estimulam outras células do sistema imunológico a montar uma resposta imunológica.
- As células T citotóxicas (também conhecidas como células T assassinas) reconhecem e se ligam a células infectadas ou células tumorais exibindo antígenos específicos em sua superfície. Eles liberam substâncias tóxicas que matam essas células-alvo.

4. Fagocitose :

- Certas células do sistema imunológico, como macrófagos e neutrófilos, englobam e destroem patógenos por meio de um processo denominado fagocitose. Essas células podem se ligar e internalizar partículas estranhas, incluindo bactérias, vírus e detritos.

5. Células Natural Killer (NK) :

- As células NK são um tipo de linfócito citotóxico que pode reconhecer e matar células-alvo sem sensibilização prévia. Eles liberam grânulos citotóxicos e substâncias químicas que induzem a morte celular programada (apoptose) em células infectadas ou anormais.

6. Sistema Complemento :

- O sistema complemento é um grupo de proteínas que trabalham juntas para melhorar a resposta imunológica. Algumas proteínas do complemento ligam-se a carboidratos específicos ou estruturas químicas na superfície dos patógenos, levando à sua lise (destruição) ou opsonização, tornando-os mais fáceis de serem engolidos pelos fagócitos.

7. Citotoxicidade Mediada por Células Dependente de Anticorpos (ADCC) :

- Alguns anticorpos produzidos pelas células B podem ativar outras células do sistema imunológico, como as células NK, para matar células-alvo através do ADCC. Os anticorpos ligam-se aos antígenos na célula-alvo e as células NK reconhecem as células revestidas de anticorpos e liberam moléculas citotóxicas para destruí-las.

8. Regulação e Memória :

- O sistema imunológico possui mecanismos regulatórios para garantir a especificidade e prevenir respostas excessivas. As células T reguladoras ajudam a manter o equilíbrio imunológico e a prevenir reações autoimunes.
- As células B de memória e as células T de memória são células imunológicas de longa vida que “lembram” antígenos específicos. Após encontros subsequentes com o mesmo patógeno, essas células de memória podem montar uma resposta imunológica rápida e robusta, proporcionando memória imunológica.

No geral, o sistema imunológico utiliza vários mecanismos para detectar, ligar-se e responder a produtos químicos ou antígenos na superfície de organismos invasores, levando à sua neutralização, destruição e eventual eliminação do corpo.