casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doenças do sistema imunitário

Você ainda deve ser vacinado se já tiver COVID-19?

Sim, você ainda deve ser vacinado mesmo que já tenha contraído a COVID-19. Aqui estão alguns motivos:

- A vacinação oferece proteção mais confiável e duradoura contra a COVID-19 do que a infecção natural. Estudos demonstraram que as pessoas que tiveram COVID-19 têm maior probabilidade de serem reinfectadas do que as pessoas que foram vacinadas. Além disso, a protecção proporcionada pela infecção natural diminui com o tempo, enquanto a protecção proporcionada pela vacinação é mais duradoura.
- A vacinação pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas e o risco de hospitalização se você for reinfectado com COVID-19. Estudos demonstraram que as pessoas que foram vacinadas têm menos probabilidade de desenvolver sintomas graves ou de serem hospitalizadas se forem reinfectadas com COVID-19.
- A vacinação pode ajudar a proteger outras pessoas que possam ser vulneráveis ​​à COVID-19, como pessoas imunocomprometidas ou que ainda não foram vacinadas. Ao ser vacinado, você está ajudando a criar imunidade coletiva e a proteger aqueles que correm maior risco de resultados graves devido à COVID-19.

Se você já teve COVID-19, deve esperar pelo menos 10 dias após a resolução dos sintomas ou do teste positivo antes de ser vacinado. Se você estiver imunocomprometido, talvez precise esperar ainda mais. Converse com seu médico para saber qual é o melhor momento para você se vacinar.