Os efeitos colaterais da quimioterapia pode ser brutal. As células cancerosas são destruídos com estes tratamentos intensos , mas muitas das células não cancerosas , saudáveis do corpo são eliminados ao mesmo tempo . Os efeitos colaterais variar dependendo do método de tratamento , o nível de dosagem e a duração do tempo que o tratamento é administrado . Eles também podem depender de resistência individual de uma pessoa para certos efeitos das drogas.
Perda de cabelo
A perda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia. As células que contribuem para o crescimento de folículos de cabelo , por vezes encontram-se entre aqueles erradicados por quimioterapia . Muitos pacientes acabam careca por causa da quimioterapia.
Boca Sores
A quimioterapia pode ser dada em uma variedade de maneiras. As drogas podem ser injectadas sob a pele , através de uma veia ou em tecido muscular . Eles também podem ser administrados por via oral , caso em que eles podem causar feridas na boca e inchaço das glândulas na região da boca .
Anemia
Anemia , a falta de glóbulos vermelhos suficiente células , pode ocorrer se a quimioterapia mata muitas dessas células saudáveis . Quando isto acontece , o paciente pode experimentar a fadiga , falta de ar e tonturas .
Leucopenia
A quimioterapia também pode causar leucopenia , uma redução no número de glóbulos brancos . O sistema imunológico do corpo está comprometida e uma pessoa é mais suscetível a infecções e doenças , quando ele tem um número reduzido de glóbulos brancos.
Desconforto estomacal
É comum para as pessoas que recebem quimioterapia para ter intenso desconforto no estômago . Náusea , diarréia e vômitos são efeitos colaterais da quimioterapia , os pacientes podem experimentar todos estes
Infertilidade
As drogas usadas na quimioterapia também podem afetar a fertilidade de um paciente. . Os homens podem não ser capazes de produzir esperma. As mulheres podem não ter um período menstrual. Os sintomas da menopausa são comuns para as mulheres um pouco mais velhas . A maioria, mas não todos, crianças submetidas a quimioterapia vai crescer sem complicações reprodutivas , se o tratamento for bem sucedido .